Interior

Após oito anos, zagueiro André Luiz deixa o Nancy e mira volta ao futebol brasileiro

Ex-jogador do Atlético entre 2003 e 2005, André Luiz revelou desejo de jogar em um clube da Série A em 2013. Vasco, Atlético-PR e Vitória são possíveis destinos do atleta

Rafael Arruda

André Luiz (e) em duelo contra o Auxerre, válido pelo Campeonato Francês de 2011/2012

O experiente André Luiz, de 32 anos, está de malas prontas para retornar ao futebol brasileiro. Após oito anos jogando no futebol francês, o zagueiro revelado pelo Tupi de Juiz de Fora e com passagem pelo Atlético deseja atuar em uma equipe da Série A do Campeonato Brasileiro de 2013. Em contato com o Superesportes, o ex-defensor do Nancy-FRA explicou os motivos de sua volta ao País.

VEJA AS ÚLTIMAS NEGOCIAÇÕES DO FUTEBOL BRASILEIRO NO MERCADO DA BOLA

“Está decidido, quero voltar para o Brasil. Tive uma reunião com o presidente e o vice-presidente do Nancy e expliquei a situação. Tem muito tempo que estou aqui na França, quase oito anos. O clube está passando por uma dificuldade financeira muito grande e precisou vender dois jovens jogadores recentemente. Como eu tenho o salário mais alto do clube e faltam apenas seis meses para acabar meu contrato, abri mão de tudo”, explicou André Luiz.


André ainda revelou um acordo que fez com o Nancy há cerca de dois anos. “Quando eu renovei meu contrato no ano retrasado, foi estabelecida uma cláusula que me coloca como representante do clube no Brasil após o término da minha carreira para observar jogadores. Então, também foi pensando nisso tudo que eu abri mão de seis meses de salários para voltar ao Brasil”, comentou.

André (5) faz gol pelo Nancy
Grato pelo carinho recebido por diretores e torcedores do Nancy durante o tempo em que atuou na França, André Luiz contou que fez questão de deixar todas as pendências em “pratos limpos” com a cúpula do clube.

“Fui correto com eles. Cheguei e perguntei quais seriam as expectativas para a segunda parte do campeonato. Questionei se acreditavam que o time poderia permanecer e eles responderam que sim, mas afirmaram que o time precisava de dinheiro. Como eu tenho o salário mais alto, disse que se eles quisessem eu poderia ir embora sem qualquer problema”, frisou André Luiz, que foi capitão do Nancy nas últimas temporadas.

O Nancy ocupa a 20ª colocação no Campeonato Francês e se encontra em difícil situação financeira. Até o momento, o clube conquistou apenas uma vitória nos 19 jogos pela competição e o risco de rebaixamento é muito grande. André Luiz revelou que recebeu sondagens de outros clubes da Primeira Divisão Francesa, mas não aceitou devido ao respeito que tem pelo Nancy. “Tive propostas do Brest e do Valenciennes, mas preferi não aceitar, até mesmo pelo respeito que tenho pela torcida do Nancy”, explicou o zagueiro.

Com a camisa do Nancy desde 2005, André Luiz disputou 278 jogos e marcou 23 gols. Dos tentos assinalados, 20 valeram pela Primeira Divisão do Campeonato Francês, números que o coloca como um dos grandes artilheiros da posição no torneio - o ex-cruzeirense Cris, atualmente no Grêmio, também balançou as redes pelo Lyon na mesma quantidade.

Retorno ao futebol brasileiro

Um dos principais motivos do retorno de André Luiz ao Brasil foi a possibilidade de ficar mais próximo dos familiares. “Meu pai teve problema de saúde e eu estava longe. Quero retornar também para ficar mais próximo dos meus parentes. A gente fica com saudades”, disse o zagueiro.
André em partida pelo Galo

André, no entanto, descartou qualquer possibilidade de retorno ao futebol mineiro. “O Atlético tem excelentes zagueiros e está bem servido na posição. O Cruzeiro não me procurou. Os clubes que entraram em contato são de outros estados”, revelou.

André Luiz contou que existem algumas conversas com times da Série A, mas não quis revelar nomes. A reportagem do Superesportes, no entanto, apurou que Vasco, Atlético-PR e Vitória são possíveis destinos do zagueiro de 32 anos. O time carioca, inclusive, teria feito contato com o jogador no final de 2012, quando este ainda defendia as cores do Nancy-FRA.

Embora não tenha revelado os clubes, André Luiz reafirmou seu desejo de jogar em um clube da Série A. “Quem está cuidando das negociações são o Paulo Nehmy, que é meu empresário, e o Carlinhos Sabiá. Acredito que em breve podemos ter novidades”, explicou ao Superesportes.

André Luiz é conhecido da torcida do Atlético. Em 2003, o zagueiro fez sua estreia pelo clube em clássico contra o Cruzeiro e marcou um gol de cabeça aos quatro minutos do primeiro tempo. Ao todo, o defensor disputou 113 jogos com a camisa alvinegra e balançou as redes em nove oportunidades.