A fase de classificação do Campeonato Mineiro foi encerrada neste domingo, com seis jogos, e foram definidos os duelos das semifinais e os rebaixados ao Módulo II. O Cruzeiro, primeiro colocado, com 31 pontos, terá pela frente no primeiro mata-mata o Villa Nova, quarto colocado, com 18 pontos. Já o Atlético, segundo, com 27, brigará por um lugar na final contra o estreante Tombense, de Tombos, que terminou em terceiro, com 19.
Já as equipes rebaixadas para o Módulo II foram Araxá e América de Teófilo Otoni.
Neste domingo, o Araxá perdeu por 2 a 1 em Patos de Minas para o Nacional, que também corria risco de rebaixamento. O Ganso ficou com seis pontos e terminou na lanterna. Já o Búfalo chegou aos 11 pontos com o triunfo e fechou o Estadual em 10º lugar.
A derrota do Araxá foi de virada.
O América-TO recebeu a Caldense, empatou por 1 a 1 em Teófilo Otoni e sacramentou o seu rebaixamento ao Módulo II. O time do Vale do Mucuri terminou o Estadual com sete pontos, na vice-lanterna. A Caldense, com 15 pontos, ficou em sexto.
Já o Guarani se despediu do Campeonato Mineiro com a vitória por 2 a 1 sobre o Boa Esporte, em Nova Serrana.
O Guarani venceu com gols de Joubert e Adalberto. André Luís descontou para o Boa. O Bugre terminou o Estadual em sétimo, com 12 pontos, e o Boa, em nono, com 11.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PRIMEIRA FASE