Interior

Uma estátua para o Rei

Eugênio Moreira

Em setembro do ano passado, Três Corações abriu para visitação a réplica da casa em que Pelé nasceu e morou com sua família. Mas essa não foi a primeira homenagem da terra natal ao Rei do Futebol. Em 23 de setembro de 1971, a prefeitura local inaugurou uma estátua de bronze na Praça Coronel José Martins, que ficaria conhecida como Praça Pelé. O craque, com 30 anos, esteve presente e ainda jogou pelo time misto do Santos contra o Atlético local, que venceu o amistoso por 2 a 1, no Estádio Elias Arbex.


A estátua, que continua lá, mede 1,75m e mostra Pelé, com a camisa da Seleção Brasileira, levantando a Taça Jules Rimet – conquistada no México no ano anterior. Aos pés do Rei há uma bola de futebol de tamanho oficial, que já foi roubada e recolocada. Em junho passado, durante protestos contra a Fifa, a estátua amanheceu com o jogador amordaçado por um cartaz que dizia: “Sou tricordiano, mas Pelé não me representa”.

A solenidade de inauguração, que fez parte das comemorações dos 87 anos da cidade, contou com a presença de várias autoridades, como o governador Rondon Pacheco e os embaixadores da Suécia, Chile e México. O prefeito era Odilon Rezende Andrade. A verdadeira Taça Jules Rimet também ficou exposta. Faixas estavam espalhadas pela cidade saudando o filho ilustre: “Três Corações se orgulha de ser a terra do Rei Pelé” e “Ao Rei Pelé, o carinho do povo de sua terra”.

EMOÇÃO Pelé chegou com atraso, às 14h, em seu Mercedes dirigido por motorista particular e acompanhado do pai, Dondinho. Sua esposa, Rose, era esperada, mas não compareceu. Na cidade, o craque se encontrou com seu avô Jorge. O jogador do Santos levou um discurso pronto, mas não conseguiu lê-lo, tamanha a emoção. “Pelé não conseguiu driblar sua emoção” foi a manchete do Estado de Minas na sexta-feira, dia 24. “Pelé estava tão emocionado com as homenagens e com a inauguração de sua estátua que não conseguiu dizer uma palavra sequer, tendo pedido ao governador Rondon Pacheco para fazer o agradecimento em seu nome”, publicou o jornal.

Pelé também deixou a marca do seu pé direito numa massa de cimento ao lado do monumento. Seu pai inaugurou uma placa com dizeres sobre a presença do Rei na cidade. Depois da solenidade, o jogador se juntou à delegação do Santos em Cambuquira, onde estava concentrada para o amistoso da noite, com o Atlético-TC. Atualmente, há outra estátua do Rei Pelé em Três Corações, na BR-381, no trevo de acesso a Varginha.