None

SÉRIE D

Aparecidense recorre contra decisão do STJD que excluiu clube da Quarta Divisão

Time goiano quer que julgamento seja revisado e episódio enquadrado no artigo 243-A

postado em 19/09/2013 16:15 / atualizado em 19/09/2013 16:32

Leonardo Costa / Tribuna de Minas

Conforme já era esperado, a Aparecidense entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, nessa quarta-feira, para reverter a exclusão do time da Série D do Campeonato Brasileiro, classificando o Tupi para as quartas de final. O prazo máximo seria até esta quinta. Segundo o clube, o artigo 205 usado no julgamento não se aplica a essa situação e o correto seria ser enquadrado no artigo 243-A. João Rodrigues, diretor de futebol do clube, afirmou que está confiante quanto à decisão jurídica, que deve sair dia 26 e acredita em uma classificação da Aparecidense, sem uma nova partida.

“Não estamos discutindo a realização de um novo jogo, isso é claro. Isso vai cair. O que estamos reivindicando é o nosso direito de que seja mantido o resultado do jogo, já que foi disputado até o fim. E com o resultado de 2 a 2, estamos classificados para enfrentar o Mixto”, afirmou o dirigente. Comprovando a sua confiança, Rodrigues afirmou que o elenco já treina visando o Mixto. “Temos amistosos e jogos-treino agendados contra Atlético-GO e Goiás para não perdermos o ritmo de jogo e seguirmos a preparação para a semifinal. O justo é a nossa classificação e isso será definido nos próximos dias”, concluiu.

Enquanto aguardam a decisão, os jogadores do Tupi voltaram aos treinos com ar de alívio e a cabeça no Mixto. Um dos protagonistas do lance polêmico, o veterano atacante Ademílson – que chutou a bola “defendida” pelo massagista Romildo Fonseca da Silva, o Esquerdinha –, afirmou que a decisão do STJD de segunda-feira à noite, que deu a vaga ao Tupi, tranquilizou os jogadores. “Ficamos felizes com o resultado. Foi o mais justo. Estamos treinando para voltar à Série C e nem cogitamos enfrentar a Aparecidense novamente”, explicou. O lance, que correu o mundo, ocorreu em 7 de setembro, em Juiz de Fora. O empate por 2 a 2 classificava a Aparecidense pelo critério de gols marcados fora de casa – na primeira partida, houve empate por 1 a 1. Aos 44min, Ademílson entrou na área e chutou fora do alcance do goleiro. O massagista do time goiano entrou no campo e tirou a bola, duas vezes.

Segunda-feira, os auditores e o relator do STJD decidiram, por 3 votos a 1, aplicar multa de R$ 100 e tirar os pontos da partida do goiano, garantindo o Tupi nas quartas. Esquerdinha foi punido com 24 jogos de suspensão e multado em R$ 500. Ademílson ficou surpreendido com a repercussão. “Queríamos que o Tupi ficasse conhecido no mundo todo, mas não assim. Mas a repercussão foi boa, pois todos apoiaram o Tupi.” Enquanto o adversário do Mixto não está definido, os jogos de ida dos outros três confrontos já foram realizados: Metropolitano-SC 2 x 2 Juventude-RS, Plácido de Castro-AC 1 x 1 Salgueiro-PE e Botafogo-PB 2 x 1 Tiradentes-CE.

Tags: aparecidense tupi stjd recurso