None

CAMPEONATO MINEIRO

Presidente da URT explica escolha por Mineirão e nega inversão de mando contra Atlético

Primeiro jogo entre as equipes será no Mineirão, às 11h do próximo domingo

postado em 10/04/2017 17:30 / atualizado em 10/04/2017 22:05

Adamar Gomes / AG Esportes

Na tarde desta segunda-feira, a Federação Mineira de Futebol confirmou que o primeiro jogo entre URT e Atlético, pelas semifinais do Mineiro, será às 11h de domingo, no Mineirão. O fato de o jogo ser em Belo Horizonte acendeu uma polêmica sobre a possível inversão de mando de campo. Em entrevista ao Superesportes, Roberto Túlio Miranda, presidente do clube de Patos de Minas, explicou a opção do clube em jogar na capital.

"Quando há o arbitral, os clubes têm que indicar dois campos para poder jogar caso cheguem à fase final. Nós optamos por colocar o Bernardo Rubinger de Queiroz (estádio do Mamoré) como primeira opção e o Mineirão como segunda. Mas o gramado do Bernardo não passou na vistoria, então, por isso, jogaremos em Belo Horizonte. Não é uma inversão de mando. Eles (o Atlético) mandam os jogos no Independência", argumentou.

O estádio do Mamoré, citado por Roberto, estava sendo usado pelo rival da URT na disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro. Entretanto, o Sapo foi eliminado ainda na primeira fase da competição, realizando a última partida no estádio Bernardo Rubinger em 1º de abril. O laudo do estádio, concedido pela FMF no início da temporada, venceu no último dia 7, sendo assim, o local não está autorizado a receber jogos.

Roberto Túlio esclareceu, ainda, o fato que fez a direção do clube rechaçar a possibilidade de jogar em alguma outro município próximo a Patos de Minas, cidade do Alto Paranaíba. "Nós teríamos o estádio de Uberlândia, que é mais próximo de Patos, mas o time de lá tem rivalidade grande com os times da nossa cidade, então a torcida não iria a campo ver nosso jogo. Em Belo Horizonte também teremos mais torcida contrária, mas com a oportunidade de fazer caixa para o clube".

Apesar de citar a oportunidade de renda que o jogo oferecerá para a URT, a porcentagem de ganhos do clube no jogo ainda não foi definida. Segundo Roberto, o clube está negociando parceria com uma empresa que assumiria a operação do estádio no dia do jogo, repassando ao clube uma cota pela partida.

"Não fechei ainda o contrato para o jogo, então sequer posso citar qual a empresa envolvida. Estamos conversando desde a manhã desta segunda, então a definição deve sair nos próximos dias, mas é bem provável que a gente feche essa parceria. Nesse caso, receberíamos um valor fixo da empresa e uma porcentagem da renda da partida", esclareceu.

O jogo de volta entre URT e Atlético ainda não tem data e local definidos pela FMF. Diante do time de Patos de Minas, o Galo, líder da primeira fase do Estadual, terá a vantagem de dois empates ou de vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols para avançar à final da competição.

Atlético se beneficia de algo que combateu no Brasileiro

Com a realização do primeiro jogo no Mineirão, mesmo com mando da URT, o Atlético se beneficia de expediente que combateu com veemência no Brasileirão. Em fevereiro, na reunião do Conselho Técnico da CBF, o Atlético sugeriu a proibição da "venda e inversão de mandos" nas Séries A e B do Brasileiro. A sugestão acabou aprovada a partir da edição deste ano.

Na ocasião, ao ser ouvido sobre a mudança no regulamento, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, alegou que o grande problema é que alguns clubes passaram a se beneficiar tecnicamente com a venda de mandos em fases decisivas do Brasileiro. Por isso, a maioria votou a favor da proibição.

“A ideia de levar o time para jogar em outras praças é linda, mas o que aconteceu na prática foi que clubes que não tinham mais o que disputar venderam o mando por questão financeira e inverteram o mando. Isso é contra qualquer fair play. Empresários apareceram para comprar os mandos. Santa Cruz e América venderam o mando não com a intenção de levar público. Acaba gerando inversão de mando. Isso que somos contra”, argumentou Daniel Nepomuceno ao lembrar, por exemplo, dos jogos entre América e Palmeiras, em Londrina-PR, em 9 de outubro, e Santa Cruz e Corinthians, em Cuiabá-MT, em 12 de outubro, já na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado. Nas duas ocasiões, os visitantes tiveram mais torcedores.

Tags: estadual mineiro semifinais americamg cruzeiroec urt atleticomg interiormg