None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Segundo especialista, Cruzeiro tem três vezes mais chances de G6 que Atlético

Time celeste ainda briga por vaga na Copa Libertadores via Copa do Brasil; Alvinegro, por outro lado, está a quatro pontos da zona de rebaixamento

postado em 11/09/2017 16:28

Renato Padilha/Light Press/Mafalda Press/Cruzeiro
O Campeonato Brasileiro vai chegando aos momentos decisivos. Após 23 jogos disputados, Atlético e Cruzeiro projetam as próximas rodadas de olho no principal objetivo: conseguir classificação para a Copa Libertadores. De acordo com o especialista em probabilidades de futebol Tristão Garcia, o time celeste tem três vezes mais chances de G6 que o rival.

Consultado pelo Superesportes na tarde desta segunda-feira, o engenheiro reforçou os números publicados no site Infobola. Na sexta posição da Série A, com 34 pontos, o Cruzeiro tem 43% de chances de G6. Já o 11º colocado Atlético, com 30 pontos, totaliza 14% de chances de terminar o Brasileirão entre os seis melhores.

De acordo com Tristão Garcia, a tendência é que o sexto colocado encerre a Série A com 60 pontos - quatro a menos que o dono da quarta posição, que inicia a Copa Libertadores já na fase de grupos. 

O engenheiro destaca ainda a possibilidade de sétimo, oitavo e até mesmo nono colocados do Brasileirão também se classificarem para a Copa Libertadores. Dessa forma, o número de pontos necessários para conquistar a vaga na competição internacional seria, consequentemente, menor.

Isso porque times do G6 (o Flamengo e o próprio Cruzeiro) disputam vaga na competição internacional via Copa do Brasil. Os finalistas empataram o jogo de ida da decisão por 1 a 1, no Maracanã. A volta está marcada para o próximo dia 27, às 21h45, no Mineirão. Assim, se o campeão da competição se mantiver entre os seis primeiros da Série A, uma nova vaga é automaticamente aberta.

Santos, Grêmio e Botafogo também brigam por vaga na Libertadores por meio da própria competição internacional. Os dois primeiros times citados, inclusive, são segundo e terceiro colocados da Série A, respectivamente. Dessa forma, se um time brasileiro for campeão do torneio continental e terminar a Série A entre os seis primeiros colocados, uma nova vaga é aberta.

O campeão da Copa Sul-Americana também se classifica à Libertadores. Se um time brasileiro conquistar a competição internacional e também estiver entre as equipes do G6, uma nova vaga é aberta na Série A. Ou seja: há a possibilidade de o G6 se transformar em G9.

Chances de Z4

Bruno Cantini/Atlético
O Atlético também olha com preocupação para a parte de baixo da tabela. Afinal, a distância do G6 e do Z4 é a mesma: quatro pontos. De acordo com o Infobola, o risco de rebaixamento do time alvinegro é de 13% - um ponto percentual a menos que as chances de vaga na Libertadores. Longe oito pontos do G6, o Cruzeiro tem 2% de risco de queda para a Série B.

Outra fonte

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as probabilidades mudam para Atlético e Cruzeiro. As chances de classificação para a Copa Libertadores via G6 são de 15% e 36,5%, respectivamente.

O risco de Z4 para o Atlético é de 12%; para o Cruzeiro é de 2%.

Tags: seriea futnacional cruzeiroec cruzeiro galo interiormg atleticomg