None

CAMPEONATO MINEIRO

Comissão de Arbitragem da FMF admite erro em anulação de gol do América sobre o Atlético

Imagem de TV confirmou erro do auxiliar Ricardo Junio de Souza

postado em 23/03/2018 09:56 / atualizado em 23/03/2018 15:04

BETO MAGALHÃES / EM DA PRESS
O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), Giuliano Bozzano, admitiu nesta sexta-feira que o auxiliar Ricardo Junio de Souza errou ao anular um gol legítimo do América na primeira partida da semifinal do Campeonato Mineiro, vencida pelo Atlético, por 1 a 0, no Independência, em Belo Horizonte.

No lance, o assistente entendeu que o lateral-direito Norberto, do América, tocou de cabeça na bola antes da conclusão final de Aylon, o que deixaria o atacante em condição de impedimento. No entanto, imagens de TV confirmaram que não houve o desvio. 

“Ontem (quinta-feira), eu percebi que não houve o toque de cabeça depois de ter visto várias vezes o lance”, disse Bozzano. “Sobre punição, vou conversar com os árbitros ainda. Não preciso ter pressa para decidir porque eles não vão participar de nenhum sorteio agora. Mas quando decidirmos, tornaremos público”, acrescentou.

Por conta de mais uma polêmica no clássico mineiro entre América e Atlético – o jogo da fase de classificação já havia gerado polêmica com duas marcações controversas do auxiliar Guilherme Dias Camilo -, a Comissão decidiu não escalar árbitros mineiros nos duelos decisivos das semifinais. 

“Para a volta, apenas árbitros de fora estarão no sorteio. Para a final, ainda não posso dizer. Isso vai depender da solicitação dos clubes envolvidos nos jogos”, disse Bozzano pela manhã, em contato com o Superesportes.

No sorteio, o carioca Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA) foi confirmado como árbitro do duelo entre Cruzeiro e Tupi, às 11h de domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte. Já o catarinense Bráulio da Silva Machado apitará o segundo duelo entre América e Atlético, também no domingo, às 16h, no Independência.

América e Cruzeiro já fizeram reclamações públicas da arbitragem mineira. Dirigentes do Coelho se manifestaram por meio de redes sociais, criticando a FMF pelo gol mal anulado do atacante Aylon. 

Além do América, o Cruzeiro também avaliou negativamente a arbitragem mineira. Após a partida contra o Tupi, em Juiz de Fora, o presidente Wagner Pires de Sá atacou os donos do apito em Minas Gerais. 

“Olha, eu não sei o que está acontecendo. Todos os jogos do Cruzeiro, os juízes têm errado muito. Infelizmente, tem acontecido isso. Eu não sei se é natural ou se o nível da nossa arbitragem está pequeno”, disse Wagner, em entrevista à Rádio Super.

Segundo Bozanno, os equívocos dos árbitros em partidas decisivas têm chamado atenção: “Acho que a arbitragem teve erros pontuais em momento importantes. Por isso, a arbitragem acabou tendo uma grande repercussão”, avaliou.

Tags: cruzeiroec erros arbitragem cruzeiroec americamg atleticomg