None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Returno do Brasileiro começa com América confiante na permanência, Atlético mirando título e Cruzeiro dividido entre competições

Veja a perspectiva dos times mineiros para arrancada final na Série A

postado em 21/08/2018 09:22 / atualizado em 21/08/2018 10:02

Mourão Panda/América - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Metade das 38 rodadas ficou para trás. Com a particularidade de ter sido interrompido durante a Copa do Mundo da Rússia, entre junho e julho, o Campeonato Brasileiro chega à segunda etapa com o predomínio de duas equipes que privilegiaram a competição, sem a necessidade de dividir a atenção com torneios mata-matas: São Paulo e Internacional. Até por isso, paulistas e gaúchos largam na frente neste restante de segundo semestre, levando como trunfo menos jogos e mais dias livres de treinos e concentrando-se exclusivamente nas 19 partidas que farão até a luta pelo título, em dezembro.

É também esse o aspecto que o Atlético leva em consideração para atingir regularidade e se juntar a tricolores e colorados na briga pela taça. Com apenas o Brasileiro a disputar, o técnico Thiago Larghi terá tempo para acertar sua equipe, fortalecendo o sistema defensivo e encontrando o encaixe dos novos reforços. Depois de ocupar a liderança e ser vice-líder em maio e no começo de junho, o Galo perdeu fôlego no período pós-Copa com a perda de titulares importantes, como o zagueiro Bremer e o atacante Róger Guedes (negociados), além dos volantes Adílson e Gustavo Blanco (machucados). Mas o alvinegro vem embalado por dois resultados positivos – contra Santos (3 a 1) e Botafogo (3 a 0) –, que podem dar a motivação extra na busca pelas primeiras posições.

O Galo tentará ser uma exceção ao que vem ocorrendo na maioria dos anos do Brasileiro por pontos corridos: em apenas três edições (2008, 2009 e 2012), o campeão do turno não levou o troféu na rodada final. O próprio alvinegro foi exemplo há seis anos, quando foi ultrapassado pelo Fluminense na corrida pela taça. O então time de Cuca liderou por 15 rodadas consecutivas, mas despencou na tabela por causa do desempenho ruim como visitante.

Com dois dos grupos mais qualificados do país, Grêmio e Flamengo ainda sobrevivem nas competições de mata-mata – no caso dos gaúchos, resta somente a Copa Libertadores –, e terão de encarar o Nacional superando o desgaste por viagens e lesões provocadas pela maratona de jogos. Ainda assim, essas equipes conseguiram se manter na dianteira no turno graças ao bom desempenho em momentos diferentes: o rubro-negro carioca teve rendimento de destaque nas rodadas anteriores à Copa, enquanto o tricolor gaúcho se recuperar depois da retomada pós-Mundial.

EM/D.A Press
O caso do Cruzeiro é o mesmo de Grêmio e Flamengo. Ainda vivo na Copa do Brasil e na Libertadores, o time celeste tem claramente deixado o Brasileiro em segundo plano (não vence há cinco jogos). Mesmo assim, tem se mantido no pelotão de cima – ou, pelo menos, entre os oito primeiros. Por isso, é difícil fazer qualquer previsão a respeito da postura da equipe no returno: vai depender do êxito ou não nos torneios eliminatórios. Nesse sentido, a questão é a grande distância em relação ao líder, São Paulo (atualmente de 15 pontos), que seria muito difícil de tirar.

EQUILÍBRIO O América faz um campeonato à parte. Já obteve a façanha de terminar o turno longe da zona da degola, mas qualquer descuido pode ser fatal. Nas contas da comissão técnica, serão necessários mais 23 pontos para que o Coelho atinja a meta de permanecer na elite em 2019. Isso requer conquistar um determinado número de pontos em casa e ainda beliscar outros fora, onde o desempenho é ruim: apenas 14% de aproveitamento.

Pelo que mostrou na parte inicial, Ceará e Paraná (duas equipes que conquistaram o acesso em 2017) dificilmente se livrarão da queda. Com grupos de menor qualidade que o dos concorrentes, os dois passaram todas as 19 rodadas iniciais na zona de rebaixamento e, para escapar, precisam de aproveitamento superior a 50%, semelhante ao de equipes que brigam por vaga na Copa Libertadores.

EM/D.A Press


Tags: seriea atleticomg cruzeiroec americamg