None

FUTEBOL MINEIRO

Em parceria com o Ipatinga, campanha Torcida Limpa quer reforçar bom exemplo em 2019

Clube estreia na temporada em 9/2, contra o Nacional de Muriaé

postado em 01/02/2019 14:48

Rodrigo Zeferino
Os torcedores do Ipatinga protagonizaram um verdadeiro exemplo de educação e cidadania nas arquibancadas durante os jogos realizados no estádio Ipatingão, durante temporada 2018. Idealizada pela siderúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), patrocinadora do clube, a campanha Torcida Limpa estimulou os torcedores a recolherem o lixo ao final das partidas.
 
A partir da adesão em massa da torcida do Tigre do Vale do Aço, a proposta deu tão certo que a siderúrgica japonesa, que é uma das principais acionistas da Usiminas, renovou sua parceria com o clube para este ano e pretende reeditar o sucesso do projeto ao longo desta temporada 2019.  Neste ano, o Ipatinga disputa, novamente, o Módulo II do Campeonato Mineiro. O primeiro jogo acontece no dia 9 de fevereiro (sábado), contra o Nacional de Muriaé, no Ipatingão.
 
A ideia é estimular o exemplo de cuidado com o próximo. Com a campanha, a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation pretende disseminar este bom hábito entre os mineiros e, desta forma, celebrar o encontro de valores entre as culturas brasileira e japonesa, iniciado há mais de 60 anos com a construção da Usiminas e da cidade de Ipatinga. A iniciativa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, que pelo segundo ano fará a destinação do lixo recolhido.
 
RESULTADOS
 
Na primeira edição, foram distribuídas cerca de 8.500 sacolas plásticas para que cada torcedor pudesse recolher o seu lixo ao final das partidas, impactando em torno de 20 mil espectadores. Incentivados pela mascote do clube, ao longo de quatro jogos realizados no Estádio do Ipatingão em 2018, os participantes ajudaram a coletar mais de 40 quilos de lixo.
 
A iniciativa foi inspirada pela mobilização dos japoneses durante a Copa do Mundo de 2014. Após a derrota para a Costa do Marfim, na estreia da Copa do Mundo, a torcida nipônica ajudou a coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante a festa nas arquibancadas. Apaixonados pelo futebol, assim como os brasileiros, os japoneses têm uma boa relação nos estádios de futebol como a não violência, gentileza, respeito aos locais reservados a pessoas com necessidade especiais e, principalmente, a limpeza dos espaços.
 
Além de distribuir sacolas no início dos jogos, a campanha pretende mobilizar os ipatinguenses a seguirem o exemplo dos japoneses para além dos estádios. “No Japão, não só os funcionários de limpeza, como também os próprios cidadãos cuidam para que as ruas não fiquem sujas. Como Ipatinga também é uma cidade bem cuidada e limpa, reunimos mineiros e japoneses para demonstrar um bom exemplo de cuidado com a cidade e com os espaços públicos”, explica Kazuhiro Egawa, diretor executivo para as Américas da NSSMC.
 
PRÊMIO
 
O projeto Torcida Limpa IFC será reconhecido com o Prêmio Fair Play no 18º Troféu Telê Santana. A cerimônia de premiação acontece no dia 13 de fevereiro, em paralelo ao início do Campeonato Mineiro deste ano. “É uma grande honra ver o reconhecimento da união entre mineiros e japoneses”, declara Egawa.
 
Para o presidente do Ipatinga, Cristiano Araújo, “o Torcida Limpa contribuiu para valorizar ainda mais a marca do Ipatinga. Os torcedores foram simpáticos aos japoneses, gostaram da campanha e participaram. Agradeço muito pelo reconhecimento do Troféu Telê Santana, que tem grande importância e credibilidade no futebol mineiro”.

Tags: ipatingamg interiormg