None

CAMPEONATO MINEIRO

Em duelo que pode valer a liderança do Estadual, América e Cruzeiro se enfrentam no Horto

Partida do Campeonato Mineiro será disputada neste domingo, às 17h

postado em 17/02/2019 06:00 / atualizado em 16/02/2019 20:44

Montagem em fotos: Mourão Panda/América e  Vinnicius Silva/Cruzeiro

América e Cruzeiro se enfrentam neste domingo, às 17h, no Independência, em duelo que pode valer a liderança do Campeonato Mineiro. Quem vencer assume a ponta da competição, que é ocupada pelo Atlético após a vitória sobre o Tupi (2 a 0), neste sábado. O empate entre Coelho e Raposa deixa o Galo em primeiro.

Os rivais tiveram preparações diferentes para o clássico. Enquanto o Cruzeiro usufruiu de uma semana livre e se dedicou apenas ao confronto deste domingo, o América precisou atravessar o Brasil para enfrentar o São Raimundo, em Boa Vista, Roraima, na última quarta-feira, para selar sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Apesar disso, o técnico Mano Menezes acredita em um jogo parelho com o América. “Sempre somos perguntados sobre favoritismo e sempre digo que não adianta absolutamente nada você se sentir favorito no clássico. O jogo é que vai dizer o que vai acontecer. Todos eles têm suas histórias e a tradição faz com que dê a eles a conotação de clássico. Por isso que são especiais. Temos feitos jogos parelhos com o América desde que estou aqui. Por isso que respeitamos todos e eles, ainda mais, pela campanha que estão fazendo esse ano”, analisou.

O treinador, aliás, chegará a uma marca expressiva no comando do Cruzeiro. Será o jogo 200 de Mano no comando celeste. Somando as duas passagens pela Toca da Raposa II, ele registra 97 vitórias, 58 empates, 44 derrotas, 284 gols pró, 172 gols contra e 58,45% de aproveitamento.



O grande mistério na escalação do Cruzeiro é sobre a utilização de Fred. Titular nos últimos compromissos, ele não participou das últimas atividades do grupo na Toca da Raposa II. Caso o camisa 9 não jogue, Raniel deve ser o titular. Até aqui, ele marcou três gols no Mineiro.

Já o Coelho tem apenas uma dúvida para o jogo: Felipe Azevedo ou Neto Berola? O primeiro se recuperou de uma virose, contraída na semana passada, e deu lugar ao segundo, que marcou dois gols na vitória contra a URT, por 3 a 1, sendo titular também contra o São Raimundo-RR, pela Copa do Brasil.

"Isso é bom para o Givanildo e para a equipe. Quem entra está ajudando da melhor maneira durante os jogos. É uma disputa saudável. Tenho certeza de que qualquer um que entrar vai fazer seu melhor", disse Berola. "Para nós, cada jogo é uma final. Ainda mais um jogo desse, que vale a liderança, diante do Cruzeiro. A vitória poderá nos afastar um pouco, então, sabemos da importância. É um jogo que mexe com todo mundo", acrescentou.

Cruzeiro e América somam 14 pontos em seis jogos disputados. No critério de desempate, o Coelho leva a melhor: 11 gols de saldo, enquanto a Raposa tem 9. O Atlético lidera com 16 pontos.

América x Cruzeiro


América
Fernando Leal; Leandro Silva, Paulão, Diego Jussani e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Neto Berola (Felipe Azevedo), Júnior Viçosa e Marcelo Toscano
Técnico: Givanildo Oliveira

Cruzeiro
Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Romero (Lucas Silva), Robinho, Rodriguinho e Rafinha (Marquinhos Gabriel); Raniel (Fred)
Técnico: Mano Menezes

Motivo: Sétima rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Independência
Horário: 17h
Árbitro: Ronei Cândido Alves
Assistentes: Magno Arantes Lira e Marcyano da Silva Vicente

Tags: clássico estadual mineiro americamg cruzeiroec