None

CAMPEONATO MINEIRO

Em clássico pela liderança do Estadual, Atlético e América se enfrentam no Mineirão

Partida está marcada para 16h deste domingo, pela décima rodada do Campeonato Mineiro

postado em 17/03/2019 06:30 / atualizado em 16/03/2019 19:00

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético e João Zebral/América)</i>

Em clássico que vale a primeira colocação da fase inicial do Campeonato Mineiro, Atlético e América se enfrentam neste domingo, no Mineirão. As equipes se enfrentam a partir das 16h, em partida válida pela décima rodada do torneio.

Mandante no clássico, o Atlético é líder, com 22 pontos ganhos - a mesma quantidade que o segundo colocado Cruzeiro, que derrotou o Tupi nesse sábado e se manteve na disputa pela ponta. Em terceiro, o América tem um ponto a menos que os rivais.

Se vencer, o time alvinegro garante a primeira colocação. Resta apenas uma rodada antes do mata-mata. Ou seja: o América não poderia alcançá-lo em pontos. O Cruzeiro até poderia igualar a pontuação, mas ficaria atrás por conta do número de vitórias.

Ao América, uma vitória significa assumir a liderança. Nesse cenário, os comandados do técnico Givanildo Oliveira dependeriam apenas de uma vitória na última rodada sobre o Guarani, de Divinópolis, para assegurar a primeira colocação.

Estar melhor colocado ao fim das 11 rodadas da fase inicial dá vantagens nos confrontos eliminatórios. Garantidos nas três primeiras posições, os times da capital já sabem que jogarão a partida das quartas de final como mandantes.

Nas semifinais e na final, a equipe melhor classificada na fase inicial tem o direito de decidir em casa e de contar com empate no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória.

O pressionado Atlético

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>

A semana que antecedeu o dia do clássico foi turbulenta para o Atlético. Afinal, o time alvinegro perdeu para o Nacional-URU por 1 a 0, na última terça-feira, e chegou a duas derrotas nas duas primeiras partidas do Grupo E da Copa Libertadores, principal objetivo da temporada.

Pressionado pelos maus resultados e em função de algumas escolhas bastante questionadas para a equipe titular, o técnico Levir Culpi abandonou o estilo bem-humorado e adotou uma postura mais dura nas declarações. “Existe uma diferença muito grande entre o apelo da imprensa e da torcida com a realidade das coisas. Vocês da imprensa, os torcedores, vocês tem um acesso muito pequeno. O mundo de vocês é muito pequeno”, disparou o comandante, em entrevista em tom de desabafo nessa sexta-feira.

Levir tem sido amplamente questionado especialmente por duas situações. A primeira é a titularidade do lateral-direito Patric, perseguido por parte da torcida. O reserva Guga tem tido boas atuações no Campeonato Mineiro, mas não é a primeira escolha nos jogos ‘grandes’, de Libertadores. A segunda é a mudança de peças no sistema ofensivo. O ponta Chará foi para o banco, enquanto Elias foi deslocado do meio para o setor. Com isso, um outro volante - Jair - entrou na equipe.

“Se acontecesse isso (fazer o que torcida quer), a cada dia, a cada jogo, eu colocaria uma formação diferente da outra. As pessoas precisam acreditar mais no trabalho nosso, que já não é de agora. Tem um tempo para organizar, tem um tempo para estabilizar”, defendeu Levir Culpi.

Apesar do posicionamento do comandante, a expectativa é que o time seja mudado para a partida contra o América. A escalação, entretanto, é uma incógnita, já que Levir Culpi manteve o mistério e não permitiu a presença da imprensa nos dois últimos treinamentos antes da partida.

Em busca da ponta

<i>(Foto: Daniel Hott/América)</i>

No América, nada de mistério. O técnico Givanildo permitiu a presença da imprensa nos treinamentos e indicou qual time utilizará no clássico deste domingo. No trabalho desse sábado, os planos do comandante quase foram frustrados. O lateral-direito Leandro Silva foi poupado e não participou da atividade. De acordo com o clube, entretanto, o jogador está à disposição para o jogo.

“Eu sempre acho que sempre dá para ganhar, em qualquer situação, em qualquer campo. Contra qualquer adversário, você sempre tem que pensar em ganhar. Agora, só o jogo vai dizer como vai ser, o que podemos fazer. Mas eu acredito muito neste grupo. Tenho certeza que vamos fazer um bom jogo e ganhar a partida”, declarou Givanildo Oliveira.

E a confiança do treinador faz sentido. Apesar da frustrante eliminação para o Juventude na segunda fase da Copa do Brasil, o América tem bons números em 2019. Em 11 partidas, os comandados de Givanildo Oliveira venceram seis, empataram quatro e perderam apenas uma. Agora, a hora é de tentar retomar a liderança do Campeonato Mineiro.

“Nossa equipe está crescendo no campeonato e, justamente agora, teremos um jogo importante para a classificação. Quem ganhar, vai dar um passo fundamental para garantir a liderança. Esperamos fazer um bom jogo para buscar a vitória nesse clássico”, disse o atacante Marcelo Toscano, que jogará pela primeira vez no Mineirão.

Casa cheia?

A expectativa é de bom público para o clássico. Afinal, a última parcial divulgada pelo Atlético informava que 40.113 torcedores haviam adquirido ingressos até o início da noite desse sábado. O número não inclui americanos. A venda continua até este domingo.

ATLÉTICO X AMÉRICA

Atlético
Victor; Patric (Guga), Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Jair (Zé Welison); Luan, Cazares e Elias (Chará ou David Terans); Ricardo Oliveira
Técnico: Levir Culpi

América
Fernando Leal; Leandro Silva, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Matheusinho; Marcelo Toscano, Júnior Viçosa e Felipe Azevedo
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: décima rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: domingo, 17 de março de 2019, às 16h
Local: Mineirão, em Belo Horizonte

Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Junio de Souza

Tags: atleticomg interiormg futnacional seriea galo americamg coelho