Em entrevista ao programa Aqui com Benja, da Fox Sports, Rafinha elogiou bastante Guardiola que, em sua autobiografia, separou um capítulo apenas ao lateral. O jogador disse que o espanhol mostrava vídeos do futebol brasileiro para mostrar o tempo que os atletas perdiam na transição de passes.
“Cansou de mostrar em preleção vídeo de jogo do Brasil. Porque ele pegava uma jogada que a bola saía do lateral-direito para chegar no lateral-esquerdo. A bola começava na direita, ia para um zagueiro, depois para outro zagueiro e depois para o lateral. Essa transição passou por quatro jogadores e perdeu tempo”, disse.
Rafinha disse que Guardiola, na época de Bayern, era um espectador assíduo do futebol brasileiro e acompanhava especialmente três times: Atlético, quando Ronaldinho comandava a armação da equipe, Cruzeiro, além do Corinthians.
“O Guardiola vê muito jogo do Brasil e mostrou muitas vezes. Mostrava de Corinthians, de Atlético, na época que o Ronaldinho estava lá. Ele acompanhava bastante também o Cruzeiro. Não era uma crítica dele, mas o futebol brasileiro é assim. É difícil ver um lateral virando uma bola, aqui na Europa é muito mais rápido”, concluiu.
Pep Guardiola comandou o Bayern de Munique em 160 partidas, conquistando 121 vitórias, além de 20 empates e 19 derrotas, com um aproveitamento de 83,9%. O espanhol conquistou sete títulos por lá: Mundial de Clubes, Supercopa da Uefa, três campeonatos nacionais e duas Copas da Alemanha.
.