None

DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBT

Mineirão cobre 420 cadeiras com cores da bandeira LGBT para representar estatística

Número se refere às mortes de gays, lésbicas e transexuais no Brasil em 2018

postado em 28/06/2019 15:00 / atualizado em 28/06/2019 15:57

<i>(Foto: Pedro Vilela / Agencia i7 / Mineirao)</i>
No dia Internacional do Orgulho LGBT, o Mineirão mostrou apoio à causa ao cobrir 420 cadeiras do estádio com as cores do arco-íris, representativas da bandeira LGBT. A quantidade se refere às mortes de gays, lésbicas e transexuais em 2018, segundo dados levantados pelo grupo Gay da Bahia. O número revela que mais de uma pessoa é morta por dia. 

Com a ação, a equipe do estádio pretende dar visibilidade a esta realidade. Para a gerente de Relações Institucionais do Mineirão, Ludmila Ximenes, essa ação reafirma o compromisso do local como um espaço inclusivo e plural. “Pelo terceiro ano realizamos uma ação no Dia do Orgulho LGBT. Já iluminamos o estádio com as cores do arco-íris, no ano passado realizamos casamentos plurais no gramado do Mineirão e, este ano, focamos em um número impactante. É um dado que revela que muito ainda precisa ser feito.”, disse.

Em 2017, o principal palco do futebol em Minas Gerais iluminou a fachada com as cores da bandeira LGBT. Na ocasião, foi a primeira vez que um estádio de futebol no Brasil apoiou uma ação em homenagem e respeito à diversidade de gênero e à cidadania LGBT. 

No ano seguinte, em 2018, outro marco histórico. Em junho, mês da visibilidade de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais, o Mineirão, pela primeira vez no Brasil, foi palco de um duelo de um time LGBTI+. O Bharbixas, time gay da capital, ocupou o gramado do gigante da Pampulha para comemorar seu aniversário de um ano.

Tags: lgbt gay futnacional interiormg mineirão