Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Clima de revanche x pressão por reação: Atlético e Cruzeiro se enfrentam no Horto

Clássico pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro será neste domingo, às 19h

João Vitor Marques Thiago Madureira
Rodrigo Santana e Mano Menezes voltam a se enfrentam em um Atlético x Cruzeiro - Foto: Bruno Cantini/Atlético e Bruno Haddad/Cruzeiro
O que poderia ser um clássico sem o mesmo clima de decisão de outros recentes - especialmente pelo foco de Atlético e Cruzeiro em torneios mata-mata - se transformou numa partida com o tradicional ambiente tenso. Em jogo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, as equipes se enfrentam neste domingo, a partir das 19h, no Independência.

Do lado do Atlético, o clássico tem gosto de revanche. Afinal, o time alvinegro foi eliminado pelo maior rival nas quartas de final da Copa do Brasil, após derrota por 3 a 0 no Mineirão e vitória por 2 a 0 no Horto. Nessa sexta-feira, o técnico Rodrigo Santana deixou claro, em conversa com integrantes da torcida organizada Galoucura, o ambiente do vestiário atleticano: “O sentimento dos jogadores aqui é de ódio mortal”, disse, em referência à queda no mata-mata.


Já o Cruzeiro entra em campo pressionado. Na véspera do jogo, a organizada Máfia Azul invadiu a Toca da Raposa II para cobrar os jogadores uma vitória no clássico. O goleiro Fábio, o lateral Egídio e o meia Robinho conversaram com os torcedores. Os atletas garantiram motivação para a reação no Campeonato Brasileiro. O último triunfo na Série A foi no dia 5 de maio: 2 a 1 sobre o Goiás, no Mineirão.
Já são nove jogos sem vencer (quatro empates e cinco derrotas) e um 16º lugar no início da rodada (10 pontos) nada compatível com as pretensões estabelecidas por diretoria e comissão técnica no início da competição.

Atlético

Recuperado de conjuntivite, Cazares reforçará Atlético contra o Cruzeiro - Foto: Bruno Cantini/AtléticoCom foco nos duelos contra o La Equidad-COL, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Atlético tem, no Campeonato Brasileiro, o objetivo de estar entre os quatro melhores. Até o momento, o planejamento deu certo. O time alvinegro iniciou a rodada como quarto colocado, com 21 pontos - oito a menos que o líder Santos. A hora, agora, é de voltar a vencer, após empates com Fortaleza (2 a 2) e Goiás (0 a 0).

“Eles (jogadores) sabem da responsabilidade da vitória neste clássico e da responsabilidade de permanecer no G4. Então, isso serve de exemplo. Está sendo batido todos os dias, conversado, com imagens, com vídeos. E a gente não pode dar mole”, avisou Rodrigo Santana.

O Atlético vai com força máxima para o clássico, mas o treinador fez mistério sobre a formação ofensiva alvinegra. Ricardo Oliveira e Alerrandro brigam pela vaga de centroavante titular. Na linha de meias, Cazares, recuperado de uma conjuntivite, vai para o jogo. Não se sabe, porém, se será titular. Existe a possibilidade de o equatoriano substituir Otero e atuar ao lado de Vinicius. No gol, Cleiton substituirá novamente Victor, fora por conta de uma tendinite no joelho esquerdo.

Cruzeiro

Fábio falou sobre preparação do Cruzeiro para as próximas decisões - Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Mano Menezes faz mistério em relação ao time que vai mandar a campo. Isso porque o clube tem um compromisso importante contra o Internacional, na quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.
As opções do treinador são duas: poupar os jogadores mais cansados visando ao duelo contra o Colorado ou entrar com força máxima.  

Na parte clínica, não há nenhuma preocupação no Cruzeiro. Thiago Neves, que se queixava de incômodo na panturrilha direita, e Robinho, com desgaste na coxa esquerda, estão liberados. Dois atletas ainda estão fora de combate: o meia Rodriguinho, em recuperação de uma cirurgia na região lombar, e Edílson, próximo do retorno após se reabilitar de uma lesão na panturrilha direita.


O goleiro Fábio, um dos líderes do time, disse que a escolha de Mano Menezes é difícil. “A gente tem um jogo muito importante na quarta-feira. É uma responsabilidade grande que nosso treinador tem, de ver quem está melhor. O atleta também precisa passar isso ao treinador. Ninguém melhor que o atleta para passar ao treinador que tem condição física para jogar o clássico. É um jogo difícil, fora de casa, no qual precisamos de um resultado bom pela situação na competição”, frisou.

ATLÉTICO X CRUZEIRO

Atlético
Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos; Jair; Chará, Elias, Vinicius e Otero (Cazares); Ricardo Oliveira (Alerrandro)
Técnico: Rodrigo Santana

Cruzeiro
Fábio; Orejuela, Dedé, Leo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho (Jadson), Thiago Neves (Fred) e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha
Técnico: Mano Menezes

Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: domingo, 4 de agosto de 2019, às 19h
Local: Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (FIFA) e Neuza Ines Back
VAR: Jonathan Benkenstein Pinheiro
.