Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Vagas na semifinal e luta contra o rebaixamento: entenda as disputas no retorno do Campeonato Mineiro

Competição vai ser retomada neste domingo depois de mais de quatro meses de paralisação

Thiago Madureira
Troféu do Mineiro estará novamente em disputa a partir do dia 26 de julho - Foto: Divulgação / FMF
Depois de mais de quatro meses de paralisação em função da pandemia do novo coronavírus, a bola volta a rolar no Campeonato Mineiro neste fim de semana, com disputas por vagas na semifinal e no Troféu Inconfidência e contra o rebaixamento.



O único clube garantido na semifinal do torneio é o América, que lidera a competição, com 21 pontos (seis vitórias e três empates). No domingo, às 16h, no Independência, o Coelho pode selar a primeira posição e levar vantagem para as fases finais. O time americano encara o Atlético (18 pontos). Em caso de vitória alviverde e derrota do Tombense (20 pontos) contra o Coimbra, o América garante a liderança.

Um empate no clássico pode tirar o Coelho da ponta se o Tombense vencer. Uma derrota pode jogar o América para a terceira posição, já que seria ultrapassado pelo Galo no saldo de gols - ambos estão com 9 - e pelo Tombense, caso este não seja derrotado para o time do banqueiro Ricardo Guimarães .

Para garantir uma vaga na semifinal, a equipe de Tombos precisa de um empate nos dois jogos finais (Coimbra, em Belo Horizonte, e Uberlândia, em Tombos). Dependendo do desempenho do Cruzeiro, o time da Zona da Mata avança sem pontuar.



Atlético


Com investimento de R$ 85 milhões apenas no período de paralisação, o Atlético retorna ao Estadual pressionado pelo título. 

O Galo contratou seis jogadores neste período: os zagueiros Junior Alonso e Bueno; os volantes Léo Sena e Alan Franco; e os atacantes Keno e Marrony.

O Atlético precisa de uma vitória simples nas duas rodadas finais (América, no Independência, e Patrocinense, no Mineirão) para avançar. 

O time de Sampaoli pode assumir a ponta já nesta rodada em caso de vitória sobre o América e tropeço do Tombense. Ainda pode ocorrer um empate tríplice se o Galo vencer o clássico e o Tombense ficar no empatar com o Coimbra. Todos os três ficariam com 21 pontos.



Cruzeiro


A situação mais difícil dos grandes clubes é a do Cruzeiro. O time de Enderson Moreira, que fará sua estreia contra a URT, neste domingo, às 11h, no Mineirão, está na quinta posição, com 14 pontos.

O último clube entre os quatro primeiros é a Caldense, com 17. O time de Poços de Caldas tem uma vitória a mais que a Raposa (5 x 4) e maior saldo de gols: 6 x 2.

Nas duas rodadas finais, a equipe estrelada terá que tirar a diferença em pontos e no saldo de gols. Na rodada final, está marcado um confronto direto entre Cruzeiro e Caldense no Ronaldão, em Poços de Caldas.


Caldense


Antes dessa decisão, a Caldense ganhou um forte aliado de última hora: o jogo contra o Tupynambás, último colocado do Estadual, com 3 pontos, foi transferido para o Ronaldão. Juiz de Fora está impossibilitada de receber a partida por causa do combate à COVID-19. 

Por causa disso, o jogo foi remarcado para o Manduzão, em Pouso Alegre. A prefeitura do município, contudo, informou que não poderá sediar a partida. Assim, o duelo passou para Poços de Caldas. Como não haverá torcida, em função da pandemia, os times entenderam, assim como a FMF, que não haverá inversão de mando.

Em casa, a Caldense tem 86,7% de aproveitamento neste Estadual. O time do Sul de Minas disputou cinco jogos, com quatro vitórias e um empate.

Correndo por fora, a Patrocinense, com 12 pontos, tem chances remotas de avançar à semifinal. Nas duas rodadas finais, o time de Patrocínio recebe o Boa Esporte, neste domingo, às 16h, e visita o Atlético, na próxima quarta, às 21h30.


Rebaixamento


A situação mais complicada é a do Tupynambás, com 3 pontos. O time de Juiz de Fora ainda vai jogar as duas partidas finais na casa do adversário (Caldense, neste domingo, e Boa Esporte, na próxima quarta-feira). 

O Tupynambás tem que vencer as duas rodadas finais e torcer para tropeços de Villa (4 pontos), Coimbra (7 pontos) e Boa Esporte (8 pontos).

Villa Nova também está próximo da degola. O time de Nova Lima tem 4 pontos e saldo negativo de oito gols. O Leão do Bonfim terá pela frente nas duas rodadas finais o Uberlândia, no domingo, às 10h, no Parque do Sabiá, e jogo direto contra o Coimbra, na próxima quarta, às 21h30, no Castor Cifuentes. 

O Villa terá que pontuar e torcer pelos tropeços de Coimbra, com 7 pontos, ou Boa Esporte, com 8. 

Também na luta contra o descenso, o Coimbra vai enfrentar o Tombense, no domingo, às 21h30, no Independência, e o Villa, em Nova Lima, no encerramento da primeira fase.



Já o Boa Esporte medirá forças contra o Patrocinense, no domingo, às 16h, em Patrocínio, e o Tupynambás, na próxima quarta, às 21h, em Varginha.  

Troféu Inconfidência


O regulamento do Campeonato Mineiro define que os times que terminarem a primeira fase da quinta ao oito posto disputem o Troféu Inconfidência

Do Tombense, atual segundo colocado, ao Coimbra, 10º, todos podem entrar nessa disputa secundária do Estadual.

Dos grandes, o risco maior é o do Cruzeiro, que pode ficar de fora da fase final do Campeonato Mineiro pela primeira vez na história. 

Datas, horários e locais das rodadas finais


10ª RODADA -26 de JULHO

Uberlândia x Villa Nova, às 10h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia
Tupynambás x Caldense, às 16h, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas
Patrocinense x Boa Esporte, às 16h, no Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
América x Atlético, às 16h, no Independência, em BH
Cruzeiro x URT, às 16h30, no Mineirão
Coimbra x Tombense, às 17h, sem local definido

11ª RODADA – 29 DE JULHO

Tombense x Uberlândia, às 21h30, no Almeidão, em Tombos
Caldense x Cruzeiro, às 21h30, no Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas
Boa Esporte x Tupynambás, às 21h30, no Melão, em Varginha
Atlético x Patrocinense, às 21h30, no Independência, em BH
URT x América, às 21h30, no Zama Maciel, em Patos de Minas
Villa Nova x Coimbra, às 21h30, no Castor Cifuentes, em Nova Lima