Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Tombense vence Caldense e amplia vantagem na disputa por vaga na final do Mineiro

Equipe de Tombos larga na frente na semifinal com triunfo no Independência

José Cândido Junior
Jogadores do Tombense comemoram gol de falta de João Paulo - Foto: Juarez Rodrigues/EM/DA/Press
O Tombense largou na frente na disputa por vaga na final do Campeonato Mineiro. Na manhã deste domingo, a equipe de Tombos derrotou a Caldense por 1 a 0, na primeira partida pela semifinal do Estadual, realizada no Independência, em Belo Horizonte, e ampliou a vantagem no confronto com a Veterana. O gol da vitória foi marcado pelo lateral-esquerdo João Paulo, em bela cobrança de falta, aos 15 minutos do primeiro tempo. 



Com o resultado, o Tombense conta com a vantagem do empate ou derrota por um gol de diferença para avançar à decisão do Mineiro. O Carcará conquistou o benefício por ter feito a melhor campanha da fase classificatória, com 26 pontos, seis a mais que a Caldense, quarta colocada.

Já a Caldense precisa de triunfo por dois gols de diferença para assegurar vaga na disputa do título. O time alviverde tenta reverter a vantagem para repetir o feito de 2015, quando derrubou justamente o Tombense para avançar à final do Estadual, vencida pelo Atlético, na ocasião. 

O jogo de volta pela semifinal será na próxima quarta-feira, às 16h, novamente no Independência. Os duelos foram marcados para Belo Horizonte, pois os estádios Antônio Guimarães de Almeida, de Tombos, e Ronaldo Junqueira, de Poços de Caldas, não estão habilitados para receber o árbitro de vídeo (VAR).


O outro finalista do Campeonato Mineiro será decidido no clássico entre América e Atlético, neste domingo e na próxima quarta. 


O Jogo -
  Mandante da partida, a Caldense apostou na ofensividade para tentar reverter a vantagem do Tombense e pressionou no primeiro tempo. João Pedro teve uma chance em falha da defesa do Tombense, mas não aproveitou. André Mensalão também assustou em levantamento para a grande área. Com intensidade, o Tombense chegava rapidamente à intermediária adversária. Aos 15 minutos, Ortega sofreu falta na entrada da grande área. João Paulo, com categoria, cobrou e mandou para as redes. Sem chances para o goleiro Alyson. Na reta final da etapa, João Paulo fez belo levantamento da esquerda para Ortega, que cabeceou por cima, com perigo, desperdiçando boa chance. 

Lucas Mufalo e Kaique tiveram oportunidades de empatar o jogo para a Caldense no segundo tempo. O Tombense respondeu com em lances com Marquinhos e Maycon, que assustaram Alyson.  Nos instantes decisivos, a equipe de Poços de Caldas teve muitas dificuldades para superar a marcação do Carcará, que demonstrou consistência defensiva e assegurou o triunfo no Horto. 


Caldense 0  x 1 Tombense

 
Caldense: Alyson; Filipe Sousa, Jonathan, Lucas Mufalo e Verrone; Lucas Silva(Guilherme Martins); André Mensalão (Vini) e Nathan (Gabriel Tonini); João Victor (Franklin), Rafael Pedro e João Pedro (Kaique). Técnico: Marcos Paulo Grippi. 
 
Tombense: Felipe Garcia; David, Matheus Lopes, Admilton e João Paulo; Rodrigo, Ibson e Marquinhos (Falcão); Cassio Ortega (Jhemerson), Gabriel Lima (Maycon Douglas) e Rubens. Técnico: Eugênio Souza. 

Gol: João Paulo (Tombense), aos 15 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Verrone e Jonathan (Caldense)
Motivo: jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data: 2 de agosto de 2020 (domingo)
Árbitro: Marco Aurélio Fazekas Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva. 
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto