None

CINEFOOT MULHERES

CINEFoot divulga programação inédita sobre história do futebol feminino

Festival reunirá filmes, debates e seminários sobre a modalidade em nove sessões

postado em 27/10/2020 16:30 / atualizado em 27/10/2020 16:59

(Foto: Divulgação/Cinefoot Mulheres)
O CINEFoot, festival de cinema latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol, exibirá, de 5 a 8 de novembro, uma edição especial sobre a história do futebol feminino. A programação será on-line e gratuita na plataforma de transmissão Looke (clique aqui para acessar). 

Ao todo, serão nove sessões de quatro países: Brasil, Nepal, Itália e Suécia. Ainda haverá lives de abertura e encerramento, além de mesas de debate no canal Museu do Futebol (clique aqui para acessar). Dezesseis filmes serão exibidos durante os três dias de evento. 

“O direito à igualdade, à compreensão das diferenças, mais a necessidade de reconhecer a importância do papel e da luta feminina na sociedade, torna-se presente cada vez mais, e assim entendemos da importância do Cinefoot Mulheres nessa construção, nesse projeto de valorização e reconhecimento da história de tantas mulheres que lutaram e que lutam pelo futebol no país”, afirmou a diretora Daniela Fernandes.

Veja a programação de filmes: 

 
LONGAS

Futebol para melhor ou para pior

Dir. Inger Molin (Doc, 72 min, cor, HD, Suécia, 2017) 12 anos

O FC Rosengård é um dos melhores clubes de futebol feminino do mundo. Porém, enfrenta um ano dramático com vitórias e derrotas da equipe dentro e fora do campo. Nos bastidores, a pulsação da vida cotidiana em um local de trabalho como um clube de futebol profissional destacando a luta do clube para sobreviver em uma situação econômica difícil. Estrelando Marta e Therese Sjögran.

Sunakali

Dir. Bhojraj Bhat (Doc, 51min, cor, HD, Nepal, 2014) 12 anos

Mugu no oeste do Nepal é uma das regiões menos desenvolvidas do país. De acordo com o Censo de 2011, 90% das mulheres em Mugu são analfabetas. Contra este duro porém belo cenário da região, Sunakali é um documentário edificante sobre a equipe de futebol feminino de Mugu e sua jornada no campeonato nacional.

Minas do Futebol

Dir. Yugo Hattori (Doc, 50 min, cor, digital, SP, 2017) livre

Quando meninas ganham um campeonato masculino contra grandes times como o Corinthians e o São Paulo e isso é apenas o começo.
 
CURTAS

Paçoca – Ela Só queria jogar futebol

Dir. Cláudio Constantino (Doc, 7min, cor, HD, MG, 2019) – 12 anos

O curta conta com o depoimento da ex jogadora do Galo, Bárbara da Silva Machado, também conhecida como Paçoca. Natural de Belo Horizonte ela atuou como volante e lateral. Começou sua carreira no Prointer e chegou ao Galo no início de 2019.

Paixões

Dir. Larissa Kumpel e Renan Damasceno (Doc, 10min, cor, HD, MG, 2017) – 12 anos

O futebol é o segredo da longevidade de Dona Zuzu, 82 anos, Salomé Silva, 83, e Ana Cândida, de 97, a Vovó do Galo. Três torcedoras símbolos do América, Cruzeiro e Atlético, respectivamente, pela primeira vez reunidas no principal palco do futebol mineiro, o gramado do Mineirão.

Pioneiras Futebol Clube

Dir. Renan Damasceno (Doc, 4min, cor, HD, MG, 2019) 12 anos

Webdocumentário mostra a história de um grupo de mulheres que desafiou a proibição e montou times de futebol feminino em 1968. A história ocorreu em Vespasiano, Minas Gerais. O futebol feminino foi proibido no Brasil por mais de 40 anos.

O Time da Croa

Dir. Jorane Castro (Doc, 14 min, cor, HD, PA, 2012) 12 anos

No Nordeste do Pará, os pescadores que vivem na Praia de Ajuruteua, município de Braganca, são apaixonados por futebol. Eles levam tão à sério a paixão pelo esporte nacional que sempre embarcam com uma bola acomodada na proa do barco. Quando podem, eles encontram os parceiros de pescaria nas croas, como são chamados os bancos de areia naquela região, para um pelada. Ali, à maré baixa, eles jogam futebol, neste campo efêmero, criado pela natureza, antes de voltar para o mar aberto e enfrentar os desafios de mais uma pescaria.

Geral

Dir. Anna Azevedo (Doc, 15min, cor, DVCam, RJ, 2010) 12 anos

O palco é a geral do estádio do Maracanã. Em cena, os torcedores conhecidos como geraldinos em espetáculo de êxtase, fúria, alegria e dor.

Radar, Um time uma nação

Douglas Lima e Jefferson Rodrigues (Doc, 25 min, cor, HD, RJ, 2019 ) 12 anos

Quando o futebol feminino foi autorizado no Brasil em 1979, um clube saiu da praia para dominar os campos e a modalidade na década de 80. O RADAR E.C. foi o precursor do futebol feminino no Brasil, encheu o Maracanã, e foi responsável pela formação da primeira Seleção Brasileira. Uma história apaixonante de um clube que representou uma nação.

Geração Peneiras

Dir: Bárbara Bárcia, Claudia Alves, Fernanda Prestes (Doc, 12 min, cor, HD, RJ, 2019) 12 anos.

O sonho de duas meninas que não medem esforços para um dia, quem sabe, vestir a “amarelinha”: a carioca Mariana da Silva, de 18 anos, revelação da primeira peneira feminina sub-17 da História do Flamengo; e a paranaense Kamile Pavarin, de 16 anos, jogadora sub-17 do Corinthians, um dos poucos times brasileiros que já contam com uma equipe feminina considerada de ponta.

Louise

Dir. Amanda Gomes, Andressa Fernandes, Nathanael Cruz (Ani, 5min, cor, HD, DF, 2018 ) 12 anos.

Durante brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos a bola cai próxima de Louise e Bia. Juca corre para recuperá-la, percebe a habilidade das duas garotas e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.
Tapete Verde

Dir. Angelo Martins ( Doc, 15 min, cor, HD, SP, 2013) livre. 

Jovens incentivados pelos pais, inspirados por grandes craques e uma menina que tenta quebrar os paradigmas machistas do esporte em busca do sonho de ser jogador(a) profissional de futebol. A partir da tradicional peneira e da rotina de uma das personagens, a obra discute a motivação do sonho dos jovens, fruto da hereditariedade do esporte mais praticado do Brasil.

Dois pés esquerdos

Dir. Isabella Salvetti (Fic, 6 min, cor, HD, SP, 2015 Itália) livre.

Nos arredores de Roma, Mirko está jogando futebol com os amigos. Ele encontra Luana, sentada nas proximidades. Aos doze anos, os jovens se dão bem, mas uma terrível surpresa deixa Mirko sem fôlego. Luana sorri feliz pela primeira vez em sua vida.

NUNES F.C

Dir: Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento (Doc, 21 min, cor, HD, SP, 2019) 12 anos.

“Nunes FC” é um curta-metragem que traça a trajetória de uma família que, depois de décadas de suor, conseguiu cumprir seu objetivo e vive um sonho a cada apito do árbitro.

Jogo Truncado

Dir. Caroline Neumann, Guilherme Agostini Cruz (Doc, 13min, Cor, HD,SP, 2016) 12 anos

No vocabulário do futebol, “jogo truncado” é usado quando uma partida está brigada. A palavra “truncado” também significa incompleto ou cortado. Nesse sentido, “Jogo truncado” discute a luta pela diversidade e respeito dentro do futebol brasileiro, a partir dos movimentos de torcedores contra a homofobia e o sexismo nos estádios.

Eu, Jogadora – Um autorretrato do Futebol Feminino

Dir: Cristiano Fukuyama, Edson de Lima e Luiz Nascimento (Doc, 19 min, cor, HD, SP, 2017) livre.

O que pensa a primeira mulher a ter sido técnica da seleção brasileira de futebol feminino? O que sentem duas atletas olímpicas que abriram caminho para atual geração? E quais são os sonhos de duas revelações da modalidade?

Veja a programação completa: 

 
05/11 - Quinta feira
19h ABERTURA - Cinefoot Mulheres (Canal do Museu do Futebol) ao vivo
20h SESSÃO 1 - Abertura: Futebol para melhor ou para pior (LM Suécia)

06/11 - Sexta feira
10h SESSÃO 2 (Dente de Leite): Tapete Verde (CM Brasil) + Louise (CM Brasil) Dois Pés Esquerdos (CM Itália)
14h MESA ONU MULHERES – (Canal do Museu do Futebol) ao vivo
17h SESSÃO 3 (Navegar é preciso): Time da Croa (CM Brasil) Nunes FC (CM Brasil)
19h SESSÃO 4 (Ela faz História): Eu Jogadora (CM Brasil) Geral (CM Brasil) Radar, Um Time! Uma Nação! (CM Brasil)
21h SESSÃO 5: Minas do Futebol (LM Brasil)

07/11 - Sábado
14h SESSÃO 6 (Virando o Jogo) Geração Peneiras (CM Brasil) Jogo Truncado (CM Brasil)
17h SESSÃO 7: Mostra Mineiras F.C.: Paixões (CM Brasil) Paçoca (CM Brasil) Pioneiras F.C.(CM Brasil)
19h MESA ESPORTE PELA DEMOCRACIA - "Mulheres no esporte - Entre Carol Solberg e os silenciamentos eletivos" (Canal do Museu do Futebol) ao vivo

08/11 - Domingo
10h SESSÃO 8 (Dente de Leite): Tapete Verde (CM Brasil) Louise (CM Brasil) Dois Pés Esquerdos (CM Itália)
18h ENCERRAMENTO/HOMENAGENS (Canal do Museu do Futebol) ao vivo (Canal do Museu do Futebol) ao vivo
19h SESSÃO 9 - Encerramento: SUNAKALI (LM Nepal)

Tags: americamg atleticomg cruzeiroec interiormg cinefoot futfeminino