
Até domingo, a única mudança será em relação aos horários dos duelos. Diferentemente do calendário divulgado no início da temporada, as partidas serão realizadas em período diurno - com início até 18h. Nesta quarta-feira (17/3), o estado entrará na ‘onda roxa’, fase mais restritiva do programa ‘Minas Consciente’, de combate ao coronavírus.
Saiba mais
Futebol, vôlei e basquete: veja as mudanças impostas pela 'Onda Roxa' em MG FPF promete lutar para manter Paulista e cogita levar caso à Justiça Ramon vê Cruzeiro 'muito abaixo' e comemora semana de treinos na Toca II Superliga: governo suspende jogos em Minas a partir desta segunda (22/3) Por medidas do governo de MG, Atlético x Coimbra tem horário alterado Paulista e Copa do Brasil: jogos de outros estados são proibidos em Minas
"Para manter o alinhamento e seguir as orientações das autoridades de saúde de maneira criteriosa e rigorosa, como tem sido feito desde o retorno do futebol, deverá ser realizada nova reunião na próxima segunda, 22 de março, para que o Governo de MG atualize as orientações sobre o andamento do futebol no estado", informou a FMF.
Apesar disso, a informação que circula nos bastidores dá conta de que a paralisação do futebol em Minas a partir de segunda-feira é uma decisão irreversível por parte do estado.
Em nota, o Governo de Minas Gerais apenas confirmou a realização das partidas até domingo (21). "O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3)", disse.
Nas redes sociais, o governador Romeu Zema (NOVO) replicou a nota divulgada por sua assessoria.
Os eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3).
%u2014 Romeu Zema (@RomeuZema) March 16, 2021
Em entrevista coletiva realizada nesta manhã, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, já havia anunciado o veto aos jogos de outros estados marcados para Minas Gerais. "Seria muito incoerente a gente tomar uma medida tão dura e tão restritiva, como essa que estamos tomando no estado, e permitir que jogos de outros estados acontecessem aqui em Minas Gerais", pontuou.
Outros esportes
Além do Campeonato Mineiro, a Superliga de Vôlei também seguirá, inicialmente, até domingo (21/3). As partidas também terão que seguir protocolos rígidos contra a COVID-19 e serão realizadas em período diurno. O duelo entre Minas e Brasília Vôlei foi antecipado para as 14h desta quarta-feira.Os três jogos do Minas como mandante (contra Pinheiros, Fortaleza e Bauri), pelo Novo Basquete Brasil, estão marcados para o Rio de Janeiro.
Onda roxa
O que pode funcionar na Onda roxa
- Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
- Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
- Bancos;
- Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
- Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
- Manutenção de equipamentos e veículos;
- Construção civil;
- Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
- Lavanderias;
- Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
- Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)
Restrições da onda roxa
- Funcionamento apenas de serviços essenciais;
- Toque de recolher entre 20h e 5h;
- Proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado;
- Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares;
- Existência de barreiras sanitárias de vigilância;
- Proibição de eventos públicos ou privados;
- Proibição de reuniões presenciais.