None

FUTEBOL NA PANDEMIA DA COVID-19

COVID-19: Governo mantém Mineiro até domingo; nova reunião é marcada

Tendência é que torneio seja paralisado a partir de segunda-feira (22/3)

postado em 16/03/2021 15:50 / atualizado em 16/03/2021 20:33

(Foto: Mineirão/Divulgação)
Federação Mineira de Futebol (FMF) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiram, em reunião realizada na tarde desta terça-feira, que os jogos do Campeonato Mineiro serão mantidos até domingo (21/3). A princípio, a partir de segunda-feira, dia 22, a competição estará suspensa na tentativa de conter o avanço da COVID-19 no estado.

Veja pronunciamento do presidente da FMF, Adriano Aro:


Até domingo, a única mudança será em relação aos horários dos duelos. Diferentemente do calendário divulgado no início da temporada, as partidas serão realizadas em período diurno - com início até 18h. Nesta quarta-feira (17/3), o estado entrará na ‘onda roxa’, fase mais restritiva do programa ‘Minas Consciente’, de combate ao coronavírus.

O Grupo Globo, detentor dos direitos de transmissão do torneio, e a Federação Mineira de Futebol (FMF) garantem a realização de nova reunião na segunda-feira (22) para deliberar sobre uma eventual sequência do Estadual.

"Para manter o alinhamento e seguir as orientações das autoridades de saúde de maneira criteriosa e rigorosa, como tem sido feito desde o retorno do futebol, deverá ser realizada nova reunião na próxima segunda, 22 de março, para que o Governo de MG atualize as orientações sobre o andamento do futebol no estado", informou a FMF.

Apesar disso, a informação que circula nos bastidores dá conta de que a paralisação do futebol em Minas a partir de segunda-feira é uma decisão irreversível por parte do estado.

Em nota, o Governo de Minas Gerais apenas confirmou a realização das partidas até domingo (21). "O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3)", disse.   

Nas redes sociais, o governador Romeu Zema (NOVO) replicou a nota divulgada por sua assessoria.



Em entrevista coletiva realizada nesta manhã, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, já havia anunciado o veto aos jogos de outros estados marcados para Minas Gerais. "Seria muito incoerente a gente tomar uma medida tão dura e tão restritiva, como essa que estamos tomando no estado, e permitir que jogos de outros estados acontecessem aqui em Minas Gerais", pontuou.

Outros esportes

Além do Campeonato Mineiro, a Superliga de Vôlei também seguirá, inicialmente, até domingo (21/3). As partidas também terão que seguir protocolos rígidos contra a COVID-19 e serão realizadas em período diurno. O duelo entre Minas e Brasília Vôlei foi antecipado para as 14h desta quarta-feira.

Os três jogos do Minas como mandante (contra Pinheiros, Fortaleza e Bauri), pelo Novo Basquete Brasil, estão marcados para o Rio de Janeiro.

Onda roxa


Na ‘onda roxa’, só os serviços essenciais podem funcionar e apenas as pessoas que trabalham nessas atividades devem circular pelas ruas das cidades. 

No horário entre 20h e 5h será implementado o toque de recolher, sendo proibida a circulação de pessoas e funcionamento do comércio, exceto serviços essenciais, como setor de alimentos – bares e restaurantes apenas via delivery –, indústrias, borracharias, entre outros (veja lista completa no fim da matéria).

No período do toque de recolher, deslocamentos por qualquer outra razão, com exceção aos trabalhadores das atividades autorizadas, deverão ser justificados perante a fiscalização, que terá apoio da Polícia Militar.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) nessa segunda-feira, o estado totaliza 974.594 casos e 20.687 mortes em decorrência do novo coronavírus.

O que pode funcionar na Onda roxa


  • Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
  • Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
  • Bancos;
  • Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
  • Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
  • Manutenção de equipamentos e veículos;
  • Construção civil;
  • Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
  • Lavanderias;
  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

Restrições da onda roxa


  • Funcionamento apenas de serviços essenciais; 
  • Toque de recolher entre 20h e 5h; 
  • Proibição de circulação de pessoas sem o uso de máscara, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado;
  • Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; 
  • Existência de barreiras sanitárias de vigilância; 
  • Proibição de eventos públicos ou privados; 
  • Proibição de reuniões presenciais.
 
 
Nota divulgada pelo Governo de Minas sobre eventos esportivos

Governo de Minas comunica suspensão de eventos esportivos no estado

Medidas foram tomada em razão da onda roxa do plano Minas Consciente
ícone de compartilhamento
 
O Governo de Minas informa que eventos esportivos, ainda que sem público e com transmissão televisiva, serão suspensos no estado em razão da onda roxa a partir da próxima segunda-feira (22/3).  

Os jogos do Campeonato Mineiro de Futebol e da SuperLiga de Vôlei programados até o próximo domingo (21/3) serão realizados respeitando protocolos de segurança no período diurno, em horários que permitam o deslocamento de profissionais antes das 20h, período em que se inicia a restrição de circulação de pessoas .   

No caso da Superliga, foi permitida a participação de jogos com times de outros estados, já que as delegações já se encontram todas nos municípios onde os eventos serão realizados.

A definição ocorreu após reuniões com representantes da Federação Mineira de Futebol e da Federação Mineira de Voleibol.

 

Nota divulgada pela Federação Mineira de Futebol (FMF)


A Federação Mineira de Futebol foi recebida pela Secretaria de Estado Saúde de Minas Gerais para reunião de alinhamento das ações do futebol profissional e adequações em função da “Onda Roxa”, fase de enfrentamento ao coronavírus decretada pelo governo estadual.

Ficou definido que não serão realizados jogos de clubes de outros estados (medida válida a partir de 17/03), em qualquer campeonato ou categoria.
Para jogos em Minas Gerais, as partidas poderão ser realizadas até domingo (21/03), desde que respeitado o horário do “toque de recolher”, entre 20h e 5h – todos os horários dos jogos serão readequados.

Para aumentar a segurança dos envolvidos, e entendendo que o momento é de potencializar as medidas de controle, o protocolo da FMF restringirá o acesso a 50 pessoas por clube, todas testadas. Os profissionais de imprensa deverão seguir utilizando máscara, álcool em gel e respeitando os distanciamentos entre os postos de trabalho, como vem sendo feito desde a retomada do futebol, em agosto de 2020.

Para manter o alinhamento e seguir as orientações das autoridades de saúde de maneira criteriosa e rigorosa, como tem sido feito desde o retorno do futebol, deverá ser realizada nova reunião na próxima segunda, 22 de março, para que o Governo de MG atualize as orientações sobre o andamento do futebol no estado. 

Tags: serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional seriea