2

URT e Pouso Alegre duelam pelo título inédito do Troféu Inconfidência

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 19h, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas

05/05/2021 08:00 / atualizado em 04/05/2021 23:21
compartilhe
Taças da Recopa Mineira (esquerda) e do Troféu Inconfidência (direita)
foto: Divulgação/FMF

Taças da Recopa Mineira (esquerda) e do Troféu Inconfidência (direita)

 
Em cenário de equilíbrio, URT e Pouso Alegre se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 19h, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, em duelo válido pela final do Troféu Inconfidência. Se a partida única terminar empatada, a taça será decidida nos pênaltis. Graças à campanha superior na primeira fase do Campeonato Mineiro, o Trovão Azul disputará a finalíssima em casa. 

Na primeira fase do Estadual, a URT foi a quinta colocada, com 16 pontos, enquanto o Pouso Alegre terminou em sexto, com 15. As pontuações de ambas as equipes não foram suficientes para garantir uma vaga nas semifinais da competição, mas as colocaram aptas à disputa do Troféu Inconfidência. 

No primeiro jogo do torneio direcionado aos times que terminaram a fase de classificação entre a quinta e oitava posição, o time de Patos de Minas mediu forças com o Athletic (8º colocado, com 13 pontos). A partida disputada no último sábado, no estádio Zama Maciel, terminou empatada por 1 a 1. Nos pênaltis, o Trovão Azul levou a melhor sobre o adversário (3 a 2). 



No outro duelo da semifinal, o Pousão recebeu a Caldense (7º, com 15) no estádio Manduzão, em Pouso Alegre, e não saiu do 0 a 0. Na decisão por pênaltis, a equipe bateu a Veterana por 6 a 5. O resultado garantiu o Pouso Alegre na final contra a URT. 

Vaga na Série D


Por terem conseguido terminar a primeira fase do Campeonato Mineiro entre a quinta e a sétima posição, URT, Pouso Alegre e Caldense garantiram vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2022. Os demais participantes do torneio nacional serão definidos ao longo desta temporada. 

Se algum clube mineiro conseguir uma vaga direta para a Copa Libertadores do próximo ano, o vencedor do Troféu Inconfidência de 2021 ganhará uma vaga na Copa do Brasil 2022. Por enquanto, Atlético, América, Cruzeiro e Tombense já estão garantidos no torneio nacional.

Recopa Mineira


O vencedor do Troféu Inconfidência também terá a chance de disputar a Recopa Mineira com o Tombense, atual campeão. O time de Tombos garantiu vaga no torneio por ter sido a equipe do interior mais bem colocada na tabela de classificação da primeira fase do Mineiro (4º, com 20 pontos).

Na edição 2020 da Recopa, o Tombense bateu o Uberlândia por 2 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte, e ficou com o título. 

De acordo com a Federação Mineira de Futebol (FMF), a data da Recopa ainda não foi definida, pois dependerá do adversário do time da Zona da Mata e do calendário dos dois clubes. A tendência é que a competição abra a temporada de 2022, antes do início do Campeonato Mineiro, assim como ocorreu neste ano. 
 

URT X POUSO ALEGRE

 
Motivo: final do Troféu Inconfidência
Estádio: Zama Maciel, em Patos de Minas
Data: quarta-feira (5)
Horário: 19h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Magno Arantes Lira e Augusto Magno de Ramos

Compartilhe