2

Torcedor do Democrata assume função de médico em jogo contra Patrocinense

Ramail Pouzas foi assistir à estreia do seu time do coração no Estadual, mas acabou sendo 'improvisado' na ambulância; ele atua como geriatra em seu consultório

27/01/2022 16:34 / atualizado em 27/01/2022 16:37
compartilhe
Ramail é fã de carteirinha do Democrata e acompanha quase todos os jogos do time
foto: Divulgação/Redes sociais

Ramail é fã de carteirinha do Democrata e acompanha quase todos os jogos do time

Os campeonatos estaduais do Brasil são conhecidos por proporcionarem situações únicas. Em meio a nomes exóticos e apelidos engraçados, vez ou outra cenas inusitadas também acontecem. Esse foi o caso da partida entre Democrata e Patrocinense, que estava marcada para começar às 20h dessa quarta-feira (26), pela primeira rodada do Mineiro, mas acabou atrasando 20 minutos por falta de médico no estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares. E coube a um torcedor dos donos da casa ser o grande protagonista do jogo que terminou empatado por 1 a 1.
 
Antes de o imbróglio ser resolvido, o apito inicial da partida atrasou 20 minutos. O primeiro motivo seria a falta de uma segunda ambulância no estádio. De acordo com o regulamento do campeonato, é preciso ter duas ambulâncias na praça esportiva para que o evento aconteça.
 
A segunda explicação é ainda mais curiosa: mesmo com a chegada do segundo veículo de emergência ao campo, o profissional de saúde escalado para a partida não estava presente. Foi aí que surgiu a cena mais inusitada da noite.
 
Fanático pelo Democrata, Ramail Santos Pouzas foi assistir à estreia do seu time do coração no Estadual desta temporada. E na ausência do médico do jogo, o torcedor de 44 anos, que é geriatra, se ofereceu para assumir o posto na ambulância.
 
“Gosto de ficar nas cadeiras lá em cima, com uma turma de amigos, mas o jogo não começava. Aí, como todo mundo, comecei a ficar irritado, pois já tinha se passado 20 minutos, e desci para ir ao banheiro do estádio. Lá, um amigo em comum com o presidente do Democrata me chamou e falou: ‘Dr. Ramail, esse senhor aqui é o presidente e ele está precisando falar com o senhor. Então, ele disse que o jogo estava atrasado porque o médico da ambulância não foi ao estádio. Além disso, ele ficou sabendo que eu tinha experiência com urgência e emergência e me perguntou se meu CRM estava comigo, e eu falei que sim. Depois disso ele me perguntou se eu concordaria em ajudar para que a partida pudesse começar. Eu falei que podia ajudar sim”, relatou Ramail ao Superesportes.
 
O médico natural de Alvarenga, município próximo a Governador Valadares, também explicou como foi o processo para poder entrar no gramado do estádio José Mammoud Abbas. De acordo com ele, um funcionário da Federação Mineira de Futebol (FMF) o conduziu ao seu posto após verificar o registro do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM).
 
“O fiscal da FMF me pediu o CRM, e eu entreguei. Ele também pediu para que eu ficasse lá junto com o pessoal da ambulância, e assisti ao jogo em pé atrás do gol, junto com as duas ambulâncias. Depois de 20 minutos, o médico que era para estar ali chegou, ele estava atendendo outra emergência. Depois que ele reassumiu o posto eu voltei para a arquibancada para torcer”, acrescentou.
 

Medicina ou futebol?

 
A história inusitada não acaba por aí. Ramail revelou à reportagem que antes de cursar medicina quase escolheu ser jogador. Ele atuou nas categorias de base do Atlético mesmo sendo torcedor do rival. Hoje, o médico disse que ainda continua jogando bola e é o centroavante da turma da ‘pelada’ disputada no campo do Sinpro Farma, em Governador Valadares, aos sábados.
 
 
“Quase fui jogador. Quando eu tinha uns 13 anos, fui aprovado em várias peneiras no Atlético, mas não fiquei porque na hora de escolher entre jogar ou estudar preferi estudar. Hoje eu ainda jogo bola, sou centroavante. Sai do meio de campo para ficar mais perto do gol depois que a barriga cresceu”, brincou.

Ramail também é fã de carteirinha do Democrata. Ele acompanhou de perto a campanha do acesso da Pantera à elite do Mineiro após três anos disputando o Módulo II: “Eu sempre vou aos jogos do Democrata. No ano passado, acompanhei quase toda a campanha do acesso ao Módulo I do Mineiro”.
 

Estádios do Campeonato Mineiro 2022


Por fim, ele disse que estará sempre à disposição do Democrata para eventuais emergências como a dessa quarta-feira.
 
“Quando o Democrata precisar estarei sempre às ordens, como torcedor e médico, isso está no nosso ofício. Tenho uma profissão muito bonita, que é para servir o próximo, e ainda mais quando é o time que a gente torce”, concluiu.
 
O próximo compromisso do Democrata será no domingo (30). A equipe de Governador Valadares enfrentará o América, no estádio Independência, em Belo Horizonte, às 19h.

Compartilhe