2

Cruzeiro x Villa Nova: recorde de público do Mineirão completa 25 anos

No dia 22 de junho de 1997, 132.834 torcedores foram ao Gigante da Pampulha para acompanhar a final do Mineiro entre Raposa e Leão

22/06/2022 12:27 / atualizado em 22/06/2022 12:32
compartilhe
Multidão azul comemorou o título do Mineiro e o recorde de público no estádio
foto: Auremar de Castro/EM/D.A Press

Multidão azul comemorou o título do Mineiro e o recorde de público no estádio


O recorde histórico de público do Mineirão completou, nesta quarta-feira, exatos 25 anos. No dia 22 de junho de 1997, 132.834 torcedores foram ao Gigante da Pampulha para acompanhar Cruzeiro 1 x 0 Villa Nova, na final do Campeonato Mineiro daquele ano. 
 

Com isso, as roletas não pararam de girar. As avenidas Abrahão Caram, Catalão (atual Carlos Luz) e Antônio Carlos estavam repletas de ônibus coletivos e carros que transportavam os cruzeirenses.

Nas redes sociais, ambos os clubes relembraram a marca. "25 anos atrás, a Nação Celeste alcançava uma marca imbatível: o recorde de público do Mineirão! 132.834 pessoas viram nosso time vencer o Villa Nova por 1x0 e levantar a taça do Campeonato Mineiro de 1997! Tem que respeitar. É a #MaiorDeMinas!", publicou o Cruzeiro.

O Villa, por sua vez, destacou a histórica campanha naquele estadual. "Exatos 132.834 pessoas presenciaram a batalha, o Leão acabou saindo com o Vice-campeonato, mas em uma campanha que está gravada na memória de todo alvirrubro por cada luta até o último jogo, e que merece todo reconhecimento de cada torcedor Villa-novense".

A vitória celeste


O Cruzeiro, que havia perdido para o Villa Nova por 2 a 1, no Castor Cifuentes, em Nova Lima, precisava de uma simples vitória para levantar o troféu. Quando Marcelo Ramos fez 1 a 0, aos 10 minutos do primeiro tempo, ainda havia muita gente do lado de fora do Mineirão. 

Mas esses torcedores não deixaram de comemorar, pois, além dos inúmeros radinhos ligados, veio o grito de gol de dentro do estádio.

O Villa, que eliminou o Atlético nas quartas de final, fez jogo duro em Belo Horizonte. Até o goleiro Cláudio se aventurou no ataque nos acréscimos do segundo tempo, na tentativa de fazer o gol de empate que garantiria ao Leão o sexto título estadual. 

Mas a Raposa se segurou e levantou a taça graças à vantagem obtida na fase classificatória - foi o terceiro melhor da primeira fase, enquanto o Leão alcançou a oitava posição. E dois meses depois, o elenco comandado por Paulo Autuori ganharia a Copa Libertadores ao superar o Sporting Cristal, do Peru, na final.

O recorde de público do Mineirão foi bastante comemorado pela torcida do Cruzeiro, que, pouco depois da partida contra o Villa Nova, cantou e buzinou na descida da Avenida Abrahão Caram.

O Cruzeiro campeão mineiro foi escalado com Dida; Vitor, Célio Lúcio, Gottardo e Nonato; Fabinho, Ricardinho, Cleison e Palhinha (Da Silva); Elivélton e Marcelo Ramos.

O Villa Nova, vice-campeão, teve Cláudio; Wilson, Eleomar, Cláudio Roberto e Wander; Jean, Alemão, Joca (Adão) e Guiba; Kao Baiano (Paulo César) e Milton.

Recorde do novo Mineirão

 
O recorde de público do novo Mineirão pertence ao Atlético. No dia 5 de dezembro do ano passado, o Galo contou com o apoio de 61.573 torcedores na vitória por 4 a 2 sobre o RB Bragantino.
 
A partida ficou marcada pela entrega da taça de campeão brasileiro ao clube. O número poderá ser no máximo igualado, visto que essa é a capacidade máxima do estádio atualmente. 

Compartilhe