O Athletic oficializou nesta quarta-feira (5/10) a volta do técnico Roger Silva, ex-atacante de 37 anos, para comandar a equipe em 2023. Após boa parte do ano sem calendário, o time de São João del-Rei terá três compromissos na próxima temporada: o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.
Em postagem nas redes sociais, o clube fez um vídeo bem-humorado para revelar o retorno do comandante. Nas imagens, a mascote do Athletic abre pacotes de figurinha do álbum da Copa do Mundo do Catar para colar em uma página personalizada do time São João del-Rei. Uma das figurinhas tem, justamente, uma foto de Roger.
No início de abril, o treinador anunciou sua despedida do clube mineiro e assumiu o comando da Inter de Limeira, que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro. O time do interior paulista terminou a primeira fase do torneio na quinta colocação e não avançou à segunda fase.
Campeão do Interior em Minas
A boa campanha do Athletic no Mineiro de 2022 fez história. O time foi o campeão do interior ao bater a Caldense, nos pênaltis, após dois empates.
Sob o comando de Roger, a equipe conquistou 25 dos 33 pontos possíveis na primeira fase do Estadual. Foram oito vitórias, um empate, e duas derrotas (para Atlético e Cruzeiro). Marcou 15 gols e sofreu quatro, sendo a melhor defesa do torneio até então.
Com a vitória, a equipe garantiu vaga na Série D do Brasileiro de 2023 e na Copa do Brasil. O time do interior de Minas vai disputar competições nacionais pela primeira vez em sua história.