A capital mineira vai sediar, na próxima segunda-feira, 10 de outubro, das 14h às 18h, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o primeiro Encontro Estadual de Categorias de Base. O evento tem o objetivo de promover o debate com a comunidade esportiva sobre os direitos de atletas adolescentes.
O encontro vai reunir cerca de 200 atletas jovens e adolescentes, além de magistrados, procuradores do trabalho, auditores fiscais e outras autoridades atuantes na defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Durante o evento, em três painéis temáticos, serão discutidos os seguintes assuntos: os direitos dos atletas em formação; o papel da formação esportiva na vida dos jovens atletas e a organização das categorias de base dos times profissionais.
"A realização desse Encontro é de suma importância porque contará com a participação de entidades e órgãos que se dedicam ao combate ao trabalho infantil, de clubes mineiros e de atletas adolescentes, possibilitando uma ampla discussão sobre a formação de atletas realizada de forma segura e protegida", explica o procurador do Trabalho e atual gestor da Coordenação Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente em Minas Gerais (Coordinfância), Wagner Gomes do Amaral.
A mesa de abertura vai contar com as presenças do procurador-chefe do MPT-MG, Arlélio Lage, da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), Jaqueline Monteiro, do promotor de Justiça da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, Márcio Rogério de Oliveira, do subsecretário de Esportes do Estado de Minas Gerais, José Francisco Filho e do Diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Vilchez.
O Encontro Estadual de Categorias de Base também conta com o apoio da Federação Mineira de Futebol (FMF) e dos clubes Atlético, Cruzeiro, América, Siderúrgica, Coimbra e Formiga.