Internacional
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

CBF reforça que Brasileiro deve mesmo começar em 8 e 9 de agosto

Secretário sinaliza que entidade não aceitará pedidos por novas datas

postado em 01/07/2020 19:48

(Foto: Mauro Horita/CBF)
A CBF reafirmou que as datas de início do Brasileiro das Séries A e B serão, respectivamente, nos dias 9 e 8 de agosto. A entidade reforçou a decisão de estabelecer o cronograma das competições, tomada em conjunto com representantes da Comissão Nacional de Clubes (CNC), na semana passada. Os campeonatos terão 38 rodadas e deverão se prolongar até fevereiro de 2021.

Alguns clubes da Série B solicitaram o adiamento da primeira rodada para 16 de agosto e término em janeiro. Entretanto, de acordo com o secretário geral da CBF, Walter Feldman, a intenção é cumprir o cronograma acertado com a CNC, a não ser que haja impedimento por decisão das autoridades de saúde, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

“A decisão foi tomada em reunião com a Comissão Nacional de Clubes, com a participação do presidente (da CBF) Rogério Caboclo. E sinalizou a data do dia 9 de agosto para o início da Série A e do dia 8 para a Série B. O desejo da CBF é cumprir integralmente o calendário, sem suspensão ou cancelamento”, afirmou Feldman, em entrevista à Rádio Itatiaia.

“Evidentemente, vamos adaptar as regras que foram colocadas para esta pandemia, limitando nosso tempo, com a necessidade de invadir o ano de 2021, provavelmente até fevereiro”, acrescentou o dirigente, que destacou o fato de a proposta de datas apresentada na reunião ter adesão de 100% por parte dos clubes das duas principais divisões do país. Além disso, quase todos os integrantes da CNC concordaram com a realização de partidas em outras praças, mesmo com mando de campo a favor, caso seja inviável disputar jogos na cidade de origem, devido à pandemia.

“Neste momento, sem redução do tempo entre as partidas, conseguimos cumprir esse calendário. E a aprovação foi praticamente unânime pelos clubes da A e da B de que, se houver necessidade, por recomendação das autoridades de saúde, eles têm o compromisso de se deslocar até as cidades onde a liberação para o jogo foi dada. São movimentos adicionais de logística para que possamos fazer as adaptações necessárias”, comentou Feldman.

COPA DO BRASIL

Walter Feldman disse que as datas reservadas para os jogos da Copa do Brasil dependerão de uma definição da Conmebol sobre as competições continentais. “Vamos fazer um ajuste necessário com a espera do anúncio da Conmebol sobre a Libertadores e a Sul-Americana. Há um desejo não de concomitância, mas de proximidade de início do Brasileiro e da Copa do Brasil”, explicou o secretário.

Tags: brasileiro CBF calendário serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg flamengorj vascorj botafogorj fluminenserj saopaulosp corinthianssp palmeirassp gremiors walter feldman internacionalrs seriea vitoriaba santossp criciumasc bahiaba figueirensesc goiasgo avaisc fortalezace cearace joinvillesc cuiabamt csaal