Internacional
None

ATLÉTICO

Em fase ruim na Série A, Atlético vai encarar Colón após perder três seguidas pela primeira vez na temporada

Alvinegros confiam que bom resultado na Argentina pode ser 'divisor de águas' para o Galo

postado em 16/09/2019 07:00 / atualizado em 16/09/2019 10:02

<i>(Foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)</i>


Após a quinta derrota seguida na Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético 'vira a chave' e passa a focar na Copa Sul-Americana. Às 21h30 desta quinta, o Galo encara o Colón, na Argentina, pelo jogo de ida da fase semifinal. Esquecer o momento delicado, contudo, é tarefa árdua. O tropeço por 3 a 1 para o Internacional, nesse domingo, fez o alvinegro atingir outra marca negativa além da maior sequência sem triunfos no Brasileiro em oito anos: foi a primeira vez em 2019 que a equipe perdeu três partidas seguidas

Entre a série sem pontuar no torneio nacional, os comandados de Rodrigo Santana avançaram na competição continental após vencerem La Equidad por duas vezes: 2 a 1 no Brasil e 3 a 1 na Colômbia. No entanto, encarar os argentinos em meio à queda livre na Série A torna o desafio na Sul-Americana ainda mais complicado.

Otimista, o treinador acredita que as recentes dificuldades vividas pelo Galo podem impulsionar a equipe nos próximos desafios. "A final do Mineiro e a eliminação na Copa do Brasil fizeram com que a equipe crescesse em momentos importantes. A gente tem jogadores capacitados e experientes para retirar forças (do momento ruim). Vamos nos unir mais, pois a gente sabe que, quando perde, são poucos os que estão junto conosco. Vamos estudar o Colón para ver como a gente vai fazer o jogo na Argentina. Confio no grupo e vamos fazer uma excelente partida. A responsabilidade de passar de fase na Sul-Americana, mais uma vez, é toda nossa", salientou.

Série inédita

O momento mais similar aos três reveses seguidos para Corinthians, Botafogo e Internacional ocorreu em abril. À época, foram quatro partidas sem triunfar, com três derrotas e um empate. O 4 a 1 sofrido para o Cerro Porteño, no dia 10 daquele mês, pela Copa Libertadores, ocasionou a demissão de Levir Culpi. O time só voltou ao caminho das vitórias 17 dias depois, já sob o comando de Santana, ao bater o Avaí por 2 a 1, na abertura do Brasileiro.

Até lá, no entanto, o Galo amargou duas outras derrotas: 2 a 1 para o Cruzeiro, na ida da final do Estadual, e 1 a 0 para o Nacional, em jogo que eliminou a equipe da Libertadores. Entre as duas partidas, houve, ainda, um empate por 1 a 1 com o maior rival, placar que fez o Galo deixar escapar a taça do Mineiro.

Divisor de águas

A última vitória do Atlético pelo Brasileiro foi em 10 de agosto, contra o Fluminense, pela rodada 14. Estacionado nos 27 pontos, o alvinegro vê a distância para o topo da tabela aumentar a cada fim de semana. 

Em sua nona temporada vestindo a camisa alvinegra, Leonardo Silva aponta o duelo pela Sul-Americana como essencial para o resgate da confiança. "É trabalhar e não deixar que nada negativo entre, mesmo após uma derrota doída. Vamos nos blindar para que a gente consiga trabalhar com a cabeça tranquila, pois estamos em uma semifinal de Sul-Americana, e o primeiro jogo é fora de casa. A equipe tem que estar forte e junta para que a gente consiga fazer um grande jogo lá", analisou o veterano.

Embora evite comparar a temporada atual com o ano passado, em que o Atlético fechou o 1° turno com seis pontos a mais — mas, em compensação, foi eliminado precocemente nos mata-matas que disputou —, Santana reconhece que a equipe está em dívida com a torcida.

"Poderíamos estar um pouco mais à frente. Estamos devendo. Precisamos voltar a somar pontos para brigar lá em cima, sem esquecer que a gente está em uma grande decisão, para fazer com que o nome do clube seja levado adiante em uma competição sul-americana", admitiu.

Novo tropeço no Horto é lição

O revés para o Inter — o segundo seguido no Independência — precisa servir de lição para a "decisão" de quinta-feira. Essa é a avaliação do treinador do Galo. No meio da tabela, o Colón bateu o San Lorenzo em casa, por 2 a 1, pelo Campeonato Nacional. 

De acordo com Santana, a vitória sobre o líder do Argentino é uma demonstração de força dos rubro-negros dentro de sua casa, o Estádio Brigadier General Estanislao López, popularmente conhecido como 'Cemitério dos Elefantes'. Por isso, repetir os erros cometidos contra o Colorado pode ser fatal.

"É uma equipe competitiva, que briga muito pela bola. A gente não pode entrar com uma rotação muito baixa lá. O adversário, próximo de seu torcedor, é ainda mais forte. A gente precisa fazer um jogo seguro lá. Não podemos, de forma nenhuma, entrar como entramos aqui, mas temos jogadores bastante experientes, que gostam desse tipo de jogo".

Mudanças à vista

Ainda no Horto, Santana confirmou que deve promover mudanças no time titular do Atlético para o desafio no país vizinho. Quem pode ganhar uma chance é o "filho da terra" Franco Di Santo.

"Há grandes possibilidades de o Franco estar jogando na quinta-feira. O Franco tinha feito poucos minutos no Rio de Janeiro, e foi feliz. Entrou bem hoje (domingo, contra o Internacional) mais uma vez, jogou um tempo todo, de 45 minutos. A gente viu que o nível dele já está apto a fazer 90 minutos", revelou.

A possível chance ao camisa 26 vai de encontro à fase ruim vivida por Ricardo Oliveira. O experiente atacante teve nova atuação discreta e não balança as redes, justamente, desde o último triunfo do Galo pela Série A.

Di Santo anotou o tento da derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Rio de Janeiro. O gol do centroavante interrompeu uma 'seca' pessoal que já durava um ano e meio.

Tags: leonardo silva di santo rodrigo santana sulamericana colon seriea futebolnacional internacionalrs atlético