Superesportes

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA

Em crise, Inter recebe o Boca Juniors pelas oitavas da Libertadores

Time caiu rendimento desde a saída de Eduardo Coudet, mas tentará se firmar na disputa da competição internacional após eliminação na Copa do Brasil

Estadão Conteúdo
Ainda com D'Alessandro, Inter se prepara para duelo de ida contra Boca Juniors, em Porto Alegre - Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Imerso na crise, o Internacional enfrenta o Boca Juniors nesta quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores. E diante do poderoso rival, a equipe gaúcha buscará recuperar a intensidade para reagir e não decidir a série, na Argentina, em situação complicada.



O Inter passou recentemente por uma mudança de técnico, com uma polêmica saída de Eduardo Coudet, que foi para o espanhol Celta e o retorno de Abel Braga, multicampeão pelo clube. E ainda não conseguiu recuperar o rumo, a ponto de somar cinco jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Passou a ser visto sob desconfiança, em um cenário que só piorou nos últimos dias.

Na semana passada, afinal, o Inter foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil ao perder nos pênaltis para o América. Depois, se distanciou de Atlético e Flamengo, os líderes do Brasileirão, com a derrota para o Fluminense, no seu estádio.

Para reagir, o Inter deve apostar nas mudanças. O time ainda não poderá ter o técnico Abel Braga no banco de reservas por ter contraído o novo coronavírus, sendo novamente dirigido pelo auxiliar Leomir. Uma troca certa é na zaga, com o suspenso Víctor Cuesta sendo substituído por Rodrigo Moledo, recuperado de lesão. Contundido, Rodinei não poderá ocupar a lateral direita, abrindo caminho para a escalação de Heitor, assim como Uendel segue na esquerda, pois Moisés segue entregue ao departamento médico.



O Inter também não terá três goleiros à disposição - Danilo Fernandes, Keiller e Daniel -, todos com o coronavírus. E isso fará Emerson Junior, de 20 anos, ficar como opção no banco para Marcelo Lomba diante do Boca.

Mas, se na formação da defesa não há muitas dúvidas, o que não faltam são incertezas e opções do meio para a frente. Rodrigo Dourado deve jogar no meio-campo, mesmo que tenha deixado o duelo contra o Fluminense reclamando de dores, mas o aproveitamento de Patrick é uma incógnita, o que deixa Caio Vidal, titular no fim de semana, de sobreaviso, assim como Yuri Alberto, o que provocaria o recuo de Yuri Alberto. E há a disputa por uma vaga entre Rodrigo Lindoso e o recém-inscrito na Libertadores Maurício, o que deverá determinar uma formação mais ofensiva ou cautelosa no Beira-Rio.

Certo mesmo é que o Inter deve apostar em D’Alessandro e Thiago Galhardo para liderar o setor ofensivo diante do Boca. Para o veterano argentino, de 39 anos, o duelo será o início da sua despedida do clube, afinal, na última segunda, ele comunicou que não vai permanecer na equipe ao fim da temporada, um cenário que deve ampliar a crise e o distanciamento entre torcedores e dirigentes.



Já Galhardo é um dos destaques do futebol nacional em 2020, com 21 gols marcados em 43 jogos, algo que lhe rendeu, inclusive, uma convocação para a seleção brasileira. Mas ainda não fez nenhum na Libertadores, mesmo tendo atuado sete vezes na competição pelo time gaúcho.

Boca Juniors


O Boca Juniors também tem oscilado, mas confia na defesa que só sofreu um gol na Libertadores para voltar a Buenos Aires em cenário confortável. O clube vem de duas derrotas no Campeonato Argentino, a última delas por 2 a 1 para o Lanús. O técnico Miguel Ángel Russo aguarda a recuperação de Eduardo Salvio, artilheiro do time na Libertadores, com três gols, para definir a escalação da equipe - Soldano será acionado caso o titular seja vetado pelos médicos. E o treinador deve apostar em Tévez e no colombiano Edwin Cardona para liderarem o time no Beira-Rio.

A partida de volta entre Inter e Boca foi agendada para a próxima quarta-feira, no estádio La Bombonera. E quem avançar às quartas de final terá pela frente o vencedor da série entre Racing e Flamengo.