Náutico
None

NÁUTICO

Time feminino do Náutico não vai jogar nos Aflitos; diretoria alega 'preservação do campo'

As meninas vão estrear pelo Campeonato Brasileiro da Série A2 na próxima quinta-feira (28) e disputariam, pela primeira vez, uma partida no novo campo

postado em 21/03/2019 11:02 / atualizado em 21/03/2019 11:10

<i>(Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press )</i>
Confirmado no Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2, o Náutico estreia na próxima quinta-feira (28) contra o Cruzeiro/RN, com mando de campo alvirrubro. Mas o duelo dificilmente vai acontecer nos Aflitos, apesar do local estar confirmado para ser o palco da partida na tabela detalhada da competição na CBF. O motivo: “para preservar o gramado”, a diretoria alvirrubra decidiu que a equipe feminina só vai atuar na sua casa em jogos decisivas. Além disso, segundo a cúpula timbu, acrescentar o calendário da modalidade causaria um choque com os confrontos da equipe masculina - na última semana, o estádio será usado em três partidas (Santa Cruz,Vitória-PE e Altos). 

“O que acontece é o seguinte: o gramado dos Aflitos não suporta todas as categorias. A gente traçou que quem vai jogar é o time profissional e as outras categorias vão jogar jogos decisivos, jogos de decisão de título, eliminatórias de classificação. A gente tem tratado o futebol feminino de forma igual. Então, por exemplo, o futebol feminino não treinava no CT. Hoje, ele treina, faz os rodízios dos campos junto com as categorias de base”, explicou o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga. 

Em 2018, as jogadoras foram à final do Campeonato Pernambucano contra o Sport, mas atuaram no estádio Antônio Dourado, no Ipojuca, quando tiveram o mando de campo. Na época, na semana do jogo, tinha sido cogitada a possibilidade da equipe feminina fazer um treino aberto ao público nos Aflitos - que estava em processo de finalização de reforma. No lugar disso, foi o time masculino que treinou às vésperas da partida de volta pelas quartas de finais da Série C, contra o Bragantino.  

O dirigente do Timbu ainda acrescentou que alocar o futebol feminino profissional para disputar os jogos nos Aflitos significaria “dar privilégios” à modalidade, uma vez que as categorias de base do masculino também não usufruem do campo alvirrubro. Com a mudança do local da partida, ainda não se sabe em qual estádio a equipe feminina jogará os confrontos. 

“Então, se está errado dar privilégios em outras categorias em relação ao futebol feminino, da mesma forma colocar o futebol feminino lá e as categorias de base não irem, fica difícil. Então, é uma questão de preservação do gramado. A gente hoje tem o melhor gramado de Pernambuco e a gente precisa cuidar. E nesse cuidado, a quantidade de jogos precisa ser mais racionada”, finalizou.  

Tabela detalhada dos jogos do Náutico na 1ª fase

Náutico x Cruzeiro/RN - 28/03 (quinta-feira) - 16h, Aflitos
Náutico x Botafogo/PB - 11/04 ( quinta-feira) - 16h, Aflitos 
Lusaca-BA x Náutico - data e horário a serem definidos
Náutico x Canindé - data e horário a serem definidos 
Uda-AL x Náutico - data e horário a serem definidos