Náutico
None

NÁUTICO

Desde 2012, só dois times que perderam o jogo de ida das semis chegaram à final da Série C

No atual formato, foram 14 semifinais, com apenas duas classificações de um time que perdeu o jogo de ida, como aconteceu com o Náutico

postado em 16/09/2019 13:15 / atualizado em 16/09/2019 13:49

<i>(Foto: Arthur Dallegrave/E.C.Juventude)</i>
A derrota para o Juventude no primeiro jogo da semifinal da Série C foi um balde de água fria no sonho do primeiro título nacional do Náutico. Se, por um lado, o time de Rosa e Silva precisa apenas de uma vitória simples para ter chances de classificação, o retrospecto do campeonato não está do lado do Timbu. Das 14 semifinais, nove tiveram um vencedor no primeiro jogo e só dois deles conseguiram reverter o cenário.

O recorte percentual mostra 14% dos clubes classificados vindo de derrota no primeiro jogo da semifinal e uma taxa de apenas 22% de reversão de resultados. Dentro de seis combinações possíveis para classificação, o Juventude tem três a seus favor, tendo chances de chegar à final com vitória, empate ou derrota. O Náutico, porém, precisa da vitória. Metade dos classificados consegue vencer no primeiro jogo.

A primeira vez que alguém saiu em desvantagem na semi e chegou à final foi em 2012. Se, no Pará, o Paysandu venceu o Icasa por 3 a 2, os cearenses fizeram 2 a 1 em Juazeiro do Norte e se classificaram por ter marcado mais gols fora de casa. O cenário mais incrível, porém, veio há três anos. Em 2016, o ABC goleou o Guarani por 4 a 0 em Natal, mas, na semana seguinte, o Guarani aplicou um sonoro 6 a 0 e se classificou à decisão. Em ambos os casos, os times ficaram com o vice-campeonato.

Ampliando o recorte, poucos anos tiveram disputas de semifinais da Terceira Divisão. Com formatos e número de participantes variando com muita frequência, a Série C só teve duas edições com semifinal entre 1997 e 2011, essas, em 2009 e 2010. E, nesse cenário, houve um clube revertendo a derrota no primeiro jogo. Se, em casa, o Guaratinguetá venceu o América-MG por 2 a 1, o coelho devolveu o placar em Minas e passou nos pênaltis. A equipe foi além e ainda sagrou o título nacional sobre o ASA.

CONFIRA COMO AS EQUIPES SE CLASSIFICAM NAS SEMIS DA SÉRIE C

Duas vitórias: 2 vezes
Vitória e empate: 3 vezes
Vitória e derrota: 2 vezes
Empate e vitória: 2 vezes
Dois empates: 3 vezes
Derrota e vitória: 2 vezes

CONFIRA TODAS AS DERROTAS REVERTIDAS NAS SEMIS

2016
ABC 4 X 0 Guarani
Guarani 6 x 0 ABC

2012
Paysandu 3 x 2 Icasa
Icasa 2 x 1 Paysandu