Palmeiras
None

BRASILEIRÃO

10 atos da vitória do Palmeiras sobre o Botafogo no Mané Garrincha

Com direito a primeiro VAR da história do Mané, alviverde derrota o Botafogo diante de mais de 30 mil pagantes e dispara na liderança da Série A

postado em 25/05/2019 18:13 / atualizado em 25/05/2019 18:44

<i>(Foto: Divulgação)</i>
Um duelo entre dois cavalos paraguaios puro-sangue decidiu o duelo entre Botafogo e Palmeiras na tarde deste sábado (25/5) no Mané Garrincha, na abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro lance acusado pelo Árbitro de Vídeo (VAR, na sigla em inglês) na história do principal estádio do Distrito Federal, o zagueiro alviverde Gustavo Gómez encarou o goleiro e companheiro de seleção Gatito Fernández, deslocou o compatriota alvinegro e converteu o pênalti que deu a vitória ao líderda Série A.  

Antes do lance decisivo da partida, o VAR acusou um pisão do zagueiro Gabriel em Deyverson, do Palmeiras. O juiz até cancelou cartão amarelo para o centroavante alviverde por simulação. 

Com o triunfo, o Palmeiras chega aos 16 pontos e não poderá ser alcançado ao término desta rodada. A campanha do atual campeão da Série A é quase impecável. São cinco vitórias e um empate, aquele contra o CSA, em Maceió, pela segunda rodada. A trupe de Luiz Felipe Scolari não perde há 29 partidas no Brasileirão somanda as campanhas de 2018 e 2019. Além disso, o time fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores e está em vantagem contra o Sampaio Corrêa nas oitavas de final da Copa do Brasil. Venceu o duelo de ida, em São Luís, por 1 x 0. De quebra, o time não sofre gol há seis partidas consecutivas. 

O Botafogo amarga a segunda derrota consecutiva. No domingo passado, a equipe carioca havia perdido para o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia, por 1 x 0. A seguir, o Correio Brazliense conta como foi a partida com mais 30 mil pagantes no Mané. 

"Eles (Palmeiras) estão marcando bem a gente. Mas temos que movimentar um pouco mais, porque eles fazem praticamente marcação individual. Se a gente fizer o passe com apoio, vamos conseguir sair da pressão. O Cícero está sobrando e vamos procurar esse passe para sair jogando melhor"

Gabriel, zagueiro do Botafogo na saída para o intervalo


A HISTÓRIA DO JOGO EM 10 ATOS   


1- Combinou com o Palmeiras?

Eduardo Barroca tenta tornar o Botafogo um time de posse de bola, mas Luiz Felipe Scolari apresentou antídoto para quebrar a troca de passes alvinegra: marcação alta, pressão na saída de bola. No ataque, inversões de posição, principalmente entre Dudu e Zé Rafael. O Palmeiras sufocou o adversário e o time carioca perdeu a cabeça: quatro cartões amarelos no primeiro tempo. Um deles para Gustavo Bochecha, que estava no banco de reservas.  Mesmo assim, o Glorioso teve 52% de posse contra 48% do rival. 

2- Bicicleta

O primeiro lance de plasticidade no Mané Garrincha partir do Deyverson. o "maluco-beleza" do Palmeiras arriscou uma bicicleta após cobrança de escanteio e acertou a trave. No entanto, o centroavante estava impedido. 

3- Tabela

Pressionado, o Botafogo praticamente não conseguia entra na área alviverde. Conseguiu numa rara trama entre Gilson e Valencia na esquerda. O cruzamento rasteiro passou na frente do goleiro Weverton, mas ninguém apareceu para finalizar. 


4- Drible

Dudu estava ensaboado. Liso, arrancou suspiroso no Mané Garrincha ao dar uma finta no lateral-direito Fernando e cruzar para a área. Para sorte do Botafogo, Gabriel interceptou o cruzamento e mandou a bola para escanteio. Foi a senha para a torcida mandar recado para Tite: "Ão, ão, ão, Dudu é Seleção".

5- Peixinho

Quando se tem um time inferior tecnicamente, é um pecado capital desperdiçar a menor chance possível. O volante João Paulo colocou a bola na cabeça de Leonardo Valencia. O meia chileno finalizou bonito, de peixinho, mas mandou a bola para fora. 

6- Primeiro VAR no Mané

A etapa final começou com o mesmo panorama do primeiro tempo e duas finalizações perigosas do Palmeiras com Bruno Henrique e Dudu. Mas o gol saiu graças ao Árbitro de Vídeo. As câmreas flagraram pisão de Gabriel em Deyverson. No duelo paraguaio entre Gustavo Gómez e Gatito Fernández, melhor para o zagueiro do Palmeiras: bola para um lado, goeliro no outro: 1 x 0. Foi o primeiro lance acusado pelo VAR na história do Mané Garrincha. 

<i>(Foto: Marcos Paulo Lima/D.A Press/CB)</i>

7- Pra quê isso?

Durante a comemoração, Diego Souza, o jogador mais experiente do elenco do Botafogo, aplaudiu ironicamente a decisão do árbitro chancelada pela VAR e recebeu cartão amarelo. 

8- Aqui tem goleiro, Botafogo!

O Botafogo tentou o empate em um chute de fora da área de Fernando, mas o goleiro Wéverton fechou a meta alviverde.

9- Aqui também, Palmeiras!

O Palmeiras desperdiçou pelo menos três chances de ampliar o placar. Em duas delas, esbarrou no excelente goleiro Gatito. Diogo Barbosa engatou a quinta marcha pela esquerda, dribou Igor Cássio, mas viu a muralha alvinegra operar milagre. 

10- Ah, se não fosse o Gatito 

Nos acréscimos, o Palmeiras avançou em um contra-ataque alucinanete pela direita. Deyverson apareceu sozinho na entrada da pequena área e finalizou de frente para o gol. Mas lá estava o paraguaio Gatito para impedir novamente o segundo gol


FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 0
(4-5-1)
Gatito Fernández; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana, João Paulo (Youri), Luiz Fernando (Igor Cássio) e Leonardo Valencia (Gustavo Ferrareis); Diego Souza
Técnico: Eduardo Barroca

PALMEIRAS 1
(4-4-2)
Wéverton
Marcos Rocha, Luan (Antônio Carlos), Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique, Zé Rafael (Gustavo Scarpa) e Lucas Lima (Moisés); Dudu e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Gol: Gustavo Gómez
Cartões amarelos: João Paulo, Gilson, Leonardo Valencia, Gustavo Bochecha, Fernando, Gatito Fernandez, Cícero, Gustavo Ferrareis, Diego Souza (Botafogo)
Público: 33.143 pagantes
Renda: R$ 2.320.830
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)