Superesportes

PALMEIRAS

Zé Roberto crê que faixa de capitão fez Dudu no Palmeiras amadurecer como jogador

Zé Roberto, de 42 anos, abriu mão de ser o capitão do time palmeirense

Gazeta Press
Zé Roberto concordou em ceder a braçadeira de capitão para o atacante Dudu - Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A inteligência do técnico Cuca em dar a braçadeira de capitão a Dudu levou ao amadurecimento profissional do atacanteA avaliação é do lateral esquerdo Zé Roberto, que, aos 42 anos, abriu mão de ser o líder do Palmeiras dentro de campo para que o treinador pudesse resgatar a confiança e a motivação do camisa 7.

Zé Roberto havia sido escolhido por Cuca para assumir a faixa de capitão após a ida do goleiro Fernando Prass para a Seleção olímpicaApós três jogos sem vitórias e uma queda brusca no rendimento da equipe, o treinador conversou com o veterano e decidiu passar a braçadeira para Dudu – que havia amargado até a reserva em uma das partidas deste período.

No primeiro jogo como capitão, Dudu reencontrou o bom futebol e deu uma assistência para Cleiton XavierDesde então, o camisa 7 disputou 12 partidas pelo Brasileirão, vencendo oito e empatando outras quatro“Vejo isso de uma forma muito positivaHoje o Dudu é totalmente diferente do jogador que eu conheci no GrêmioEle está mais maduro, motivado e mais líder”, afirmou Zé Roberto.

“ trouxe um crescimento para a carreira do Dudu e para o nosso grupoEle assumiu essa responsabilidadeE seu crescimento tem levado ao crescimento do elenco”, acrescentou“O Cuca foi muito inteligente no que fezAcredito que além de descobrir o líder que temos hoje, ele poderá fazer isso acontecer com outros atletas”.

A visão de Zé Roberto se apoia na passagem da braçadeira de capitão para Gabriel Jesus, de 19 anos, no empate por 1 a 1 contra o Grêmio, pela Copa do Brasil
A decisão de eleger o atacante como líder foi tomada após o treinador optar por uma escalação mista e que não contemplava a participação de Dudu.

“O fato de o Jesus ter sido capitão aos 19 anos passa uma resposta para os jogadoresMostra que todos são iguais no grupo, independentemente de quem seja nosso capitãoTodos têm o mesmo foco e sabem que precisam estar motivados, porque cada um tem a sua parcela de liderança para favorecer o grupo”, analisou Zé Roberto.

Invicto há 15 rodadas no Brasileirão, o Palmeiras enfrentará o Santos, na Vila Belmiro, com a missão de ampliar a vantagem na primeira colocaçãoA equipe dirigida por Cuca está com 67 pontos e possui seis de vantagem para o vice-líder FlamengoRestam apenas seis rodadas para o término do campeonato.