Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Palmeiras recebe rival Grêmio e tenta disparar na liderança do Campeonato Brasileiro

No Pacaembu, Palmeiras tenta afastar mais um rival do seu caminho

Estadão Conteúdo
No Pacaembu, Palmeiras de Felipão tenta afastar mais um rival do seu caminho no Brasileiro - Foto: Cesar Greco/Palmeiras/divulgação
 Depois de superar o São Paulo no primeiro duelo com ares de decisão no Brasileiro, o Palmeiras tem mais um capítulo em sua luta para se manter no topo da tabela e encara outro concorrente direto na briga pelo título. No Pacaembu, já que seu Allianz Parque está sendo utilizado para shows, o time de Luiz Felipe Scolari recebe o Grêmio, às 16h deste domingo, ciente de que um resultado positivo o deixará mais próximo do título e afastará outro rival.

Após bater na trave em algumas ocasiões, o Palmeiras consegue iniciar uma rodada como líder e sendo, como o zagueiro Antônio Carlos disse, a equipe a ser batida na competição. "Sabemos que vai ser uma partida muito difícil. Todo mundo já sabe que hoje, no campeonato que estamos vivendo, o time a ser batido é o nosso. Por isso, precisamos manter o foco e a concentração", alertou o defensor. A diferença entre as duas equipes é de cinco pontos (56 contra 51).

Para triunfar sobre seu ex-clube e com o qual tem tanta identificação - é o técnico com mais jogos pelo Grêmio -, Luiz Felipe Scolari contará com reforços importantes e inesperados. Os laterais Mayke e Diogo Barbosa, que foram suspensos pelo STJD por conta da confusão na partida com o Cruzeiro pela Copa do Brasil, conseguiram efeito suspensivo e estão livres.
Barbosa ainda luta contra dores no tornozelo, mas deve jogar.

Gustavo Gómez, que estava com a seleção paraguaia, também pode aparecer no time. Por outro lado, Marcos Rocha, machucado, Borja, com a seleção colombiana, e Felipe Melo e Victor Luís, suspensos, estão fora.

Como o primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores será apenas no dia 24, a ideia de Felipão é tentar ganhar o máximo de pontos até lá para ter uma "gordura" na liderança e administrar a vantagem enquanto luta pela taça continental.

Embora o jogo seja no Pacaembu e não no Allianz, apoio da torcida alviverde não faltará. Até sexta-feira, tinham sido vendidos mais de 32 mil ingressos.

GRÊMIO

No tricolor, os desfalques vão do goleiro ao atacante e são, na maioria, causados por contusões. Marcelo Grohe, Léo Moura - este fez até trabalho com bola - e Bruno Cortez chegaram a correr no gramado na última sexta-feira, mas o trio não deve ter condições de atuar. 

Além do trio, Renato Gaúcho tem três baixas confirmadas: o zagueiro Kannemann, convocado para a seleção da Argentina, o meia Ramiro, que se recupera de um estiramento no ligamento colateral do joelho direito, e o atacante Everton, com lesão muscular que também o tirou da seleção brasileira.

Acostumado a fazer mistério, Renato Gaúcho não mudou sua estratégia e preferiu não revelar se o trio da defesa realmente não poderá atuar e quais serão os titulares escalados. 

Com o que pôde ser visto nos últimos treinamentos, Paulo Victor assume a meta, Bressan forma a dupla de zaga com Geromel, Leonardo substitui Léo Moura, Juninho Capixaba entra na vaga de Cortez, Marinho e Pepê brigam pela vaga de Ramiro e Alisson assume o posto de Everton.

O time gaúcho vem de quatro jogos sem ser derrotado, com três vitórias neste período, e encara a partida como uma decisão pela distância dos dois times na tabela de cinco pontos. Ou seja, se o líder Palmeiras vence, se isola ainda mais na ponta e, dependendo de outros resultados, pode se desgarrar dos rivais. Se o Grêmio, contudo, sair vencedor, a diferença entre os dois cai para dois pontos e a briga pela taça fica embolada. 

Um triunfo gremista no Pacaembu encerrará dois tabus: o de nunca ter vencido no estádio do Pacaembu e o de não derrotar o rival alviverde em São Paulo desde 2008..