Superesportes

PALMEIRAS

Felipão será julgado por incidentes contra o Cruzeiro e pode ficar fora de duelo com Flamengo pelo Brasileiro

Alexandre Mattos, diretor de futebol do clube, também será julgados STJD

Estadão Conteúdo
Felipão será julgado nesta sexta pelos incidentes ocorridos no jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, no dia 30 de setembro, em São Paulo - Foto: Divulgação/Palmeiras
Felipão pode ficar fora do banco de reservas na partida diante do Flamengo, o confronto entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, neste sábado, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O técnico e também o diretor de futebol Alexandre Mattos serão julgados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta sexta-feira pelos incidentes ocorridos no jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, no dia 30 de setembro, em São Paulo. O julgamento será realizado em sessão da 4.ª Comissão a partir das 10 horas.

Felipão será julgado pelo artigo 243 (incitar publicamente o ódio ou a violência). Mattos será julgado pelo item e também pelo artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). No artigo 243, a pena é multa de R$ 100 a 100 mil e suspensão de 360 a 720 dias. As punições aplicadas pelo STJD entram em vigor 24 horas após a decisão. No caso dos dirigentes, a punição é de 15 a 180 dias.

Caso o tribunal entenda que a infração foi de pequena gravidade, a suspensão pode ser transformada apenas em advertência. Também existe a possibilidade de Felipão ser inocentado.

O motivo da reclamação dos palmeirenses foi um pênalti a favor do Cruzeiro marcado pelo árbitro paraense Dewson Fernando Freitas, no estádio do Pacaembu.
O zagueiro paraguaio Gustavo Gómez tocou o braço na bola, mas o lance ocorreu fora da área. Mattos foi tirar satisfação com a arbitragem no intervalo. O dirigente andou até a beira do túnel para questionar o erro dos árbitros, que saíram de campo escoltados por policiais.

Paralelamente ao julgamento desta sexta-feira, Felipão e Mattos serão denunciados pela Procuradoria ainda nesta quarta pelas declarações após o jogo contra o Ceará no último domingo. Três jogadores - Mayke, Bruno Henrique e Lucas Lima -, que estavam pendurados com dois cartões amarelos, foram advertidos e não poderão enfrentar o Flamengo. Além de Deyverson, expulso após dar uma solada em Richardson.

Na opinião do diretor de futebol, o árbitro teve critério "muito estranho", sugerindo que ele mostrou os cartões pensando no duelo entre palmeirenses e flamenguistas neste sábado, no estádio do Maracanã. "Parece até que tinham lista pronta", afirmou Felipão sobre os jogadores que estavam pendurados..