Palmeiras
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Contra o Vasco, Felipão tenta ser campeão em estádio onde fracassou com Palmeiras

Palmeiras pode deixar Rio neste domingo com a taça de campeão brasileiro

postado em 25/11/2018 12:27 / atualizado em 25/11/2018 12:27

Cesar Greco/Palmeiras
O técnico Luiz Felipe Scolari poderá sair neste domingo de São Januário com lembranças bem diferentes das que carrega da sua última visita ao estádio do Vasco. Se em setembro de 2012 o treinador voltou do local com derrota, com o time afundado na zona de rebaixamento e viria a se desligar do clube, desta vez pode ir embora com a taça de campeão brasileiro.

A derrota por 3 a 1 do Palmeiras para o Vasco, há seis anos, deixou a equipe alviverde a sete pontos da sair das quatro últimas posições e em grave crise. Felipão deixaria o cargo no dia seguinte e, já sob o comando de Gilson Kleina, o clube não se salvaria da queda para a Série B.

Daquele encontro de 2012, dois remanescentes podem comemorar o título neste domingo. O goleiro Fernando Prass defendia o Vasco na época. Atualmente, ele é reserva do Palmeiras. O zagueiro Luan ainda atuava no time carioca e entrou em campo no segundo tempo.

A situação atual do Palmeiras é bem mais confortável. O Palmeiras se torna campeão brasileiro na casa do Vasco em caso de vitória simples. Se o Flamengo no mesmo horário não derrotar o Cruzeiro, no Mineirão, a conquista estará garantida independentemente do resultado em São Januário.

O favoritismo não mexeu com a programação do clube. Felipão manteve os treinos fechados na Academia de Futebol e cobrou concentração dos jogadores. "O Felipão, nas conversas que têm conosco, pede concentração e para não ter ansiedade. Ele pede para não pensarmos em outro resultado, mas, fazer a nossa parte", disse o meia Lucas Lima.

Mesmo se o título vier, não haverá taça no Rio. O cerimonial de entrega da premiação será realizado somente na última rodada. O adversário do Palmeiras será o Vitória, na arena.

Felipão revelou nos últimos dias viver uma ansiedade elevada nesta reta final do Brasileiro. O técnico tem dormido mal, acordado no meio das noites para pensar no time e logo pela manhã, procura conversar com os dois auxiliares: Paulo Turra e Carlos Pracidelli. Geralmente o trio sai para caminhar e, durante 1h30min, debate sobre as estratégias e possíveis mudanças durante os jogos.

"No dia em que eu não sentir esse frio na barriga, será hora de parar", afirmou o técnico. Aos 70 anos, Felipão pode conquistar pela segunda vez na carreira o Campeonato Brasileiro. A conquista anterior foi pelo Grêmio, em 1996, em final contra a Portuguesa.

O Vasco tem dúvida no gol. O titular Martín Silva voltou de compromisso com a seleção uruguaia, porém pode perder a vaga para Fernando Miguel, que foi decisivo na vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo. O time tem 42 anos e pode confirmar a permanência na Série A se ganhar do Palmeiras.

Vasco

Empolgado pela vitória por 2 a 0 contra o São Paulo na última quinta-feira, o Vasco vai jogar de novo em São Januário em mais um duelo decisivo na briga contra o descenso. A equipe vascaína precisa de uma vitória em duas rodadas para se livrar do rebaixamento.

Após 36 partidas, o Vasco tem 42 pontos, quatro a mais do que o Sport, que está na 17ª colocação e tem a melhor campanha entre os times que estão na zona de rebaixamento. Quase garantida na elite do Brasileirão, a equipe treinada por Alberto Valentim está em 14º lugar e precisa ganhar apenas uma posição para disputar a Copa Sul-Americana de 2019.

Se o confronto contra o São Paulo, quinto colocado no Brasileirão, já era considerado difícil, a pedreira contra o Palmeiras é ainda maior. O time paulista depende de apenas uma vitória em duas rodadas para garantir o título do Brasileirão.

"O Palmeiras tem um grupo muito bom", afirmou Andrey nesta sexta-feira. "É uma equipe que investiu muito na formação do elenco e possui a melhor equipe do Brasil. Temos de ter cuidado com todos os jogadores, mas é claro que alguns se destacam mais, casos do Dudu, do Willian e do Deyverson", comentou o volante.

Destaque contra o São Paulo, Fernando Miguel pode ganhar a vaga de Martín Silva no gol vascaíno. O uruguaio falhou feio na derrota para o Grêmio, há duas semanas, e foi desfalque nas partidas seguintes porque estava servindo a seleção do país dele. Com exceção do lateral-esquerdo Ramon, que operou o joelho e por isso está fora da temporada, Valentim poderá escalar o que tem de melhor.

Tags: vascorj vasco palmeiras palmeirassp seriea