2

Palmeiras é único semifinalista da Libertadores a jogar sem público

Torcedores do Verdão se queixaram dessa desigualdade em contato com a reportagem do Superesportes

Torcedores do Palmeiras no entorno do Allianz Parque, em São Paulo, para acompanhar jogo contra o Atlético nos bares
foto: Túlio Kaizer/Superesportes

Torcedores do Palmeiras no entorno do Allianz Parque, em São Paulo, para acompanhar jogo contra o Atlético nos bares



Dos quatro semifinalistas da Copa Libertadores de 2021, o Palmeiras é o único que jogará sem público como mandante. O duelo desta terça-feira, às 21h30, contra o Atlético, será realizado no Allianz Parque, em São Paulo, com os portões fechados. Já a volta diante do Galo, no dia 28, contará com torcedores no Mineirão dentro do limite de 30% da capacidade estabelecido pela prefeitura de Belo Horizonte.

Os jogos das semifinais entre Flamengo e Barcelona de Guayaquil também contarão com torcedores. No jogo de ida desta quarta, às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o time rubro-negro será apoiado por um público de 35.045 pessoas, metade da capacidade atual do estádio. Na volta, dia 29, equatoriano terá o apoio de aproximadamente 17 mil espectadores no Monumental de Guayaquil.

Para os torcedores do Palmeiras, essa é uma desvantagem no time na tentativa de conquistar o bicampeonato continental consecutivo. "Digo que a torcida é 50%, digo que é 50% porque elas apoiam muito. É um grande desfalque, é uma grande perda. Dos quatro semifinalistas, o Palmeiras é o único que não tem torcida. A gente entende que não é o momento, mas vamos lá", opinou o conferente Tiago Souza.



Libertadores: fotos do pré-jogo de Palmeiras x Atlético no Allianz Parque



A torcedora Luzineti Goghi lamentou essa desigualdade diante do Atlético, que contará com torcida no Mineirão. "Isso aí fica meio constrangedor para o torcedor, porque acho que os direitos têm que ser iguais. Lá pode, aqui não pode. Então, fica um clima meio chato para o torcedor. O torcedor quer entrar, ver seu time jogar, vibrar, incentivar. deveria ter torcida hoje sim. Sei lá vai poder, aqui deveria poder".

Ainda que a Conmebol, em julho, tenha permitido a presença de torcedores nos estádios em jogos das competições que organiza, o estado de São Paulo ainda não liberou público em partidas no seu território.

Em 7 de agosto, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que a volta dos torcedores paulistas aos estádios só ocorreria a partir de 1° de novembro.
 
"O futebol terá também o seu protocolo. Com a liberação dos estádios em São Paulo a partir do dia 1° de novembro, com protocolos, assim como a F1 para garantir a volta gradual e segura das torcidas nos estádios de futebol. Oportunamente divulgaremos isso em conjunto com a FPF (Federação Paulista de Futebol) e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol)", afirmou Doria.

Diante deste cenário, em 19 de agosto, o Palmeiras publicou uma mensagem em suas redes sociais. Na breve nota, o clube esclareceu que continuaria a respeitar as decisões dos órgãos competentes.
 
"Jogaremos a partida de ida da semifinal da Libertadores no Allianz Parque, que é a nossa casa. O Palmeiras, de forma coerente, continuará a respeitar as decisões dos órgãos competentes. A presença ou não de público será determinada pelas regras das autoridades", escreveu Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras.
 
Em situação oposta, no entanto, o Galo poderá contar com o apoio de seus torcedores no jogo de volta, na próxima terça-feira (28), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Isso porque em 9 de setembro, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), da capital mineira, voltou a liberar a presença de público nos jogos na cidade - com capacidade total de 30% dos estádios.

Compartilhe