Paraná
None

SÉRIE B

Contra o Paraná, América reencontrará autor do gol do título de 2017

Rafael Lima foi um dos pilares do time que deu o bicampeonato da Série B ao América em 2017; hoje, defensor luta contra o rebaixamento no Paraná

postado em 11/12/2020 16:00 / atualizado em 11/12/2020 15:57

(Foto: Rui Santos/Paraná)
A partida entre América e Paraná, válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro entre o clube mineiro e o zagueiro Rafael Lima, capitão do Coelho na conquista do título de 2017. O defensor foi contratado em novembro pelo Tricolor da Vila, após rescindir seu contrato com o Coritiba. 

Defendendo as cores do América, Rafael Lima disputou 72 partidas e marcou seis gols. Um deles está eternizado na história do clube: no dia 25 de novembro e 2017, o zagueiro aproveitou de um desvio em um escanteio para balançar as redes no confronto entre Coelho e CRB, válido pela 38ª rodada da Série B. O gol deu o bicampeonato da segunda divisão ao América. Naquela temporada, o defensor foi o jogador que mais atuou na campanha do título: 36 partidas.

 
Rafael tem uma forte história de superação. Em 2016, por uma lesão, o zagueiro foi cortado do voo que vitimou praticamente toda a delegação da Chapecoense na Bolívia. Entre jornalistas e integrantes do clube, foram 71 mortos. “O acidente é inesquecível. Ninguém que convivia com as pessoas vai esquecer. Imagina eu, que estava com essas pessoas todos os dias. Foi um ano de dificuldade para minha cabeça, para minha mente, até para dormir”, contou ao Superesportes, um ano após a tragédia.

"Dedico esse título à minha família, dedico a Deus, que me capacitou, mas principalmente a esse grupo que merece muito esse acesso. Quero agradecer a todo mundo que me trouxe para cá. E quero dedicar para as famílias de todos aqueles guerreiros que perdemos", declarou ao conquistar a Série B com o Coelho.

 
Rafael Lima deixou o clube mineiro em julho de 2018, após pedido de rescisão amigável. Sua última partida pelo América aconteceu no dia 9 de maio daquele ano, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, em jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. À época, o time mineiro divulgou um vídeo de despedida do jogador.


Dois anos depois, os protagonistas do reencontro vivem realidades distintas. Enquanto o América briga pelo acesso à Série A e disputa as semifinais da Copa do Brasil, o zagueiro de 34 anos trabalha para auxiliar o Paraná na luta contra o rebaixamento à Série C. As equipes se enfrentam às 18h30 deste sábado (12), no Independência, em Belo Horizonte.

Tags: zagueiro gol titulo reencontro serieb 2017 americamg interiormg futnacional paranapr rafael lima