Paraná
None

SÉRIE B

América recebe Paraná na Série B e só pensa em colar na líder Chapecoense

Com vários desfalques, equipes se enfrentam às 18h30 deste sábado (12)

postado em 12/12/2020 06:00 / atualizado em 12/12/2020 01:39

(Foto: Mourão Panda/América)
O América recebe o Paraná Clube no Independência, em Belo Horizonte, às 18h30 deste sábado (12), em partida válida pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto põe frente a frente equipes que vivem temporadas completamente distintas. Enquanto o Coelho briga pelo acesso e disputa as semifinais da Copa do Brasil, o Tricolor da Vila luta contra o rebaixamento à Série C.

 

O time mineiro é o vice-líder da Série B, com 50 pontos, e está a quatro de distância da líder Chapecoense. Por sua vez, a equipe paranaense ocupa a 16ª colocação, com 29 pontos, e tem apenas um de vantagem em relação ao Figueirense, primeiro clube do Z4.

 

Na 27ª rodada, o América superou o Sampaio Corrêa por 2 a 1, no Independência. Já o Tricolor foi derrotado pelo Figueirense por 2 a 0, na Vila Capanema, em Curitiba.

 

Para o time alviverde, a partida representa uma oportunidade de diminuir a vantagem da Chape, que enfrenta o CRB em Santa Catarina. Em caso de vitória dos mineiros e derrota dos catarinenses, a distância entre as duas equipes seria encurtada para um único ponto.

 

Do outro lado, o Paraná Clube precisa do triunfo para ampliar sua vantagem em relação à zona de rebaixamento. O Tricolor da Vila não pode ganhar posições, já que está a quatro pontos de distância do Brasil de Pelotas (15° colocado). Em outra perspectiva, uma derrota pode significar a entrada no Z4, se Figueirense (17°, com 28 pontos) ou Náutico (18°, com 27 pontos) vencerem seus compromissos - contra Cuiabá e Botafogo-SP, respectivamente.

 

O duelo deste sábado também marca o reencontro entre América e Rafael Lima, zagueiro capitão do título alviverde em 2017. O defensor voltará ao Independência dois anos após sua rescisão com o clube mineiro, onde construiu história de superação e se tornou ídolo.

 

A galeria não aparece para você? Clique aqui! 

 

Calculadora em mãos


Neste momento, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Coelho tem 96% de chance de conquistar o acesso à Série A. Segundo os estudos, uma equipe que somar 63 pontos tem 99,1% de possibilidades de subir para a primeira divisão. Para atingir essa pontuação, o time mineiro precisa somar 13 de 33 possíveis - quatro vitórias e um empate, por exemplo.

Por outro lado, ainda de acordo com a UFMG, o Paraná Clube tem 54,6% de chance de ser rebaixado à Série C. Segundo os matemáticos, um time que chegar aos 46 pontos tem apenas 1,5% de probabilidade de cair para a terceira divisão. Nos 11 jogos restantes, o Tricolor da Vila precisa somar 17 pontos para atingir essa marca - cinco vitórias e dois empates, por exemplo.

Desfalques


O Coelho tem sete desfalques para enfrentar o Paraná. Os meias Geovane e Marcelo Toscano cumprirão suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Com Covid-19, o volante Juninho e o meia Alê também estão fora. No departamento médico, o lateral-direito Diego Ferreira, o volante Zé Ricardo e o meia-atacante Guilherme seguem em tratamento de lesões.

Já o Tricolor da Vila precisa lidar com um 'surto' de Covid-19 em seu elenco. Dez jogadores testaram positivo para o coronavírus. São eles: os zagueiros Fabrício, Salazar e Guilherme Lacerda, os laterais-esquerdos Jean Victor e Juninho, os meias Lucas Sene e Renan Bressan, além dos atacantes Matheus Matias, Bruno Lopes e Wandson. Por sua vez, na partida contra o Figueirense, na última quarta-feira (9), o zagueiro Philipe Maia sofreu uma fratura no nariz e também desfalcará a equipe.

América


Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson, João Paulo; Sabino (Joseph), Flávio, Léo Gomes (Calyson); Felipe Azevedo, Ademir e Rodolfo.
Técnico: Lisca

Paraná Clube


Renan; Paulo Henrique, Rafael Lima, Luan, Hurtado; Karl, Jhony Douglas, Vitinho, Thiago Alves; Andrew (Bruno Gomes) e Andrey.
Técnico: Gilmar dal Pozzo

Motivo: 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: sábado, 12 de dezembro de 2020, às 18h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e André da Silva Bitencourt (RS)

Transmissão: Sportv   (exceto para o estado de Minas Gerais) e Premiere FC.

Tags: desfalques confronto serieb americamg interiormg futnacional paranapr escalacoes chapeco