Ponte Preta
None

FUTEBOL FEMININO

Com novo formato, Campeonato Brasileiro Feminino A-1 terá grupo único

Ao todo, 16 equipes lutam pelo título nacional da competição

postado em 21/02/2019 14:52 / atualizado em 21/02/2019 14:54

<i>(Foto: Mauro Horita/CBF)</i>
Lançado pela CBF, o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 terá novo formato a partir deste ano. Os 16 times participantes, que antes formavam dois grupos na primeira fase, ficarão posicionados todos em um mesmo grupo e vão se enfrentar em turno único. Em outra alteração, não haverá mais o critério do gol qualificado na disputa do mata-mata.

Na primeira fase, todos os times vão se enfrentar e somente os oito melhores vão avançar à fase seguinte. As oito equipes vão disputar o mata-mata a partir das quartas de final, com jogos de ida e volta. Em caso de empate, a definição será diretamente nos pênaltis. Os quatro melhores da fase de grupos terão a vantagem de fazer o jogo da volta em casa.

Na semifinal e na final, os critérios para definir o time que mandará a partida da volta são: maior número de pontos somados em toda a competição, maior número de vitórias na soma total, maior saldo de gols em toda o torneio, também somando todas as fases. Se o empate persistir em todos os critérios, o mando será definido por sorteio.

O Brasileiro Feminino deste ano terá 16 times, sendo que 14 vieram da edição passada da competição. Estas equipes se somam a duas que obtiveram o acesso no Feminino A-2 de 2018. E os quatro últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para o Brasileiro Feminino A-2 de 2020.

O atual campeão do Brasileiro Feminino A-1 é o Corinthians, que venceu nas finais o Rio Preto e conquistou a vaga na Copa Libertadores Feminina deste ano.

Confira abaixo a lista dos times do Brasileiro Feminino A-1:

1 - Foz Cataratas/Athletico Paranaense-PR
2 - Ponte Preta-SP
3 - Kindermann-SC
4 - Flamengo-RJ
5 - Iranduba-AM
6 - Ferroviária-SP
7 - Audax-SP
8 - Rio Preto-SP
9 - Santos-SP
10 - São Francisco-BA
11 - São José-SP
12 - Corinthians-SP
13 - Sport-PE
14 - Vitória-PE
15 - Vitória-BA
16 - Minas ICESP-DF

Tags: vitoriaba sportpe corinthianssp santossp flamengorj pontepretasp atleticopr femininofut futfeminino futnacional seriea