Santa Cruz
None

SANTA CRUZ

Com poderes divididos, Conselho do Santa Cruz convoca assembleia para debater Estatuto

Referência nacional em administração esportiva, o ex-presidente do Bahia Marcelo Pereira Sant'Ana dará palestra nesta segunda-feira, no Arruda

postado em 11/11/2018 15:33 / atualizado em 11/11/2018 21:53

Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia
Passada uma semana onde o centro da polêmica no Santa Cruz esteve em torno da venda de ovos para angariar fundos a fim de dar andamento às obras no Centro de Treinamento Ninho das Cobras, o clube agora irá emergir em um debate que vai a fundo na raiz do problema. Afinal, a incomum ideia de criar galinhas partiu da Comissão Patrimonial, que, por sua vez, viu a iniciativa reprovada pelo Poder Executivo - de onde imediatamente emitiu-se uma nota criticando a ação. Na última sexta-feira, o diretor patrimonial João Caixeiro, em meio à repercussão negativa, voltou atrás e desistiu da venta de ovos. O recuo, porém, foi insuficiente para evitar uma discussão maior.

Isso porque a ocasião expôs um descompasso entre os três poderes independentes entre si que existem dentro do Santa Cruz - além dos dois já citados, ainda existe o Conselho Deliberativo. Com o modelo criticado por parte da torcida, o Estatuto tricolor será alvo de debate às 19h desta segunda-feira, no auditório da sede social, no Arruda. Convidado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Alírio Moraes, o ex-presidente do Bahia Marcelo Sant’Ana irá ministrar uma palestra para os conselheiros com o tema "Exposição acerca da reformulação e modernização do Esporte Clube Bahia". 

Considerado atualmente uma das maiores referências em gestão esportiva no Brasil, Sant'Ana administrou o Bahia com sucesso no triênio 2015-2017. Ele é amigo de Constantino Júnior, que foi intermediário para o convite ao baiano. Em tom apaziguador, o mandatário pernambucano evitou endossar o coro polêmico em torno da ação da última semana. E buscou tom conciliador para a ocasião.

"É uma ação promovida pelo Conselho Deliberativo que traz para a gente a oportunidade de ouvir ideias que deram certo no Bahia. Queremos modernizar o Santa Cruz, mas não tem racha aqui dentro. O episódio (da venda de ovos) foi superado, mas queremos aproveitar esse momento para tentar evoluir como clube com todos os seus poderes unidos em um só objetivo. Queremos todos andando juntos de mãos dadas", afirmou Constantino.

O presidente executivo estará presente na palestra. A reportagem do Superesportes tentou entrar em contato com o presidente do Conselho Deliberativo, Alírio Moraes, mas não obteve sucesso. Apesar da proposta conciliadora, a finalidade da palestra é trazer à luz um debate a fim de iniciar discussões para modernização do Estatuto do clube.

Membro do Núcleo de Gestão do Santa Cruz e um dos braços direitos do presidente Constantino Júnior, Fred Dias publicou em sua conta pessoal no Twitter uma versão mais concreta do que a palestra pode representar para o clube. "Ouvir experiências positivas para reformulação de nosso estatuto é de fundamental importância visando um Santa Cruz forte e vencedor, dentro e fora de campo em um futuro próximo! Vamos todos construir esse futuro juntos", escreveu.