Santa Cruz
None

PERNAMBUCANO

Com direito a falha de Magrão e polêmica no fim, Santa Cruz vence o Sport no Arruda

Camisa 1 não segurou cabeçada de Allan Dias e teve mais uma noite para ser esquecida com a camisa do Leão. Sport reclama de pênalti no fim

postado em 17/02/2019 18:58 / atualizado em 17/02/2019 19:27

Paulo Paiva/DP
Filme repetido no Sport. Acostumado a idolatrar seu maior ídolo, o torcedor rubro-negro viu ontem no estádio do Arruda o goleiro Magrão falhar pelo segundo jogo consecutivo. Melhor para o Santa Cruz que, em seu segundo clássico na temporada, venceu o Clássico das Multidões pelo Campeonato Pernambucano por 1 a 0 e vai dormir na liderança do estadual. O jogo também marcou a reabertura do Arruda. Após ser vetado por conta das condições do gramado, o torcedor coral enfim pôde retornar para “casa”. O jogo ainda teve uma polêmica no último minuto de jogo. Os jogadores do Sport reclamaram muito de um pênalti a seu favor, que foi ignorado pela arbitragem.

Agora, para o Santa Cruz, o assunto é Copa do Brasil. Na quarta-feira o Tricolor entra em campo para outro clássico. Desta vez das Emoções. Contra o Náutico, o time tentará, além de avançar para a terceira fase da Copa do Brasil, ficar com a cota de R$ 1,45 milhão da competição. 

Já o Sport vai ter um quase 10 dias para recolocar a cabeça no lugar. Sem a Copa do Brasil, o Leão volta a campo somente no dia 28 de fevereiro, contra o Afogados, pelo Campeonato Pernambucano. A derrota no Arruda fez o Rubro-negro em terceiro lugar, com 12 pontos.

O jogo

O Santa Cruz foi para o Clássico das Multidões com que tinha de melhor no momento, contrariando a expectativa de um possível time misto por conta do jogo de quarta-feira, pela Copa do Brasil. As únicas ausências do time considerado ideal foi o goleiro Ricardo Ernesto, o zagueiro Vitão e o atacante Pipico, que estava suspenso. Já Milton Cruz repetiu o mesmo time que foi eliminado pelo Tombense no meio de semana. 

Dentro de campo, os 45 primeiros minutos foram de um jogo bastante disputado e com o Sport tendo as duas melhores oportunidades de gols. A primeira veio logo aos cinco minutos com Kaio. De dentro da área, o meia chutou cruzado obrigando o goleiro Anderson a praticar uma difícil defesa, mandando a bola para escanteio.

A resposta tricolor veio três minutos depois, com um chute de fora da área do volante Charles. Com Kaio um pouco mais participativo, e aparecendo mais dentro da área, porém, ainda não sendo  o Sport segurava mais a bola nos pés. Então, em um período de dez minutos, o jogo ganhou em emoção com quatro chances de gol. Primeiro, com cabeçada de Charles e defesa tranquila de Anderson. Depois, Elias respondeu com um chute fraco e para fora. A melhor oportunidade do primeiro tempo, entretanto, aconteceu aos 23 minutos. Após jogada pela direita de Ezequiel, Hernane dominou a bola dentro da área, se atrapalhou um pouco, mas conseguiu o passe para Guilherme que, de frente para o gol, chutou forte para uma difícil defesa de Anderson. 

A última boa oportunidade do primeiro tempo veio com uma cobrança de falta de Charles, que passou pela barreira e defendida pelo goleiro Magrão. A partir daí, o jogo caiu em qualidade, mas tendo o Santa Cruz tentando mais as jogadas pelos lados do campo, e o Sport administrando o jogo.

Segundo tempo
 
Sem alterações nos times para o segundo tempo, o começo do Clássico das Multidões seguiu o ritmo dos primeiros 45 minutos, com o jogo o jogo bem equilibrado.

Fazendo valer o apoio que vinha das arquibancadas, o Santa Cruz começou o segundo tempo mais em cima do rival. E teve duas ótimas chances de abrir o placar, ambas com Guilherme Queiroz, o substituto de Pipico. A primeira veio após chute forte de dentro da área e que obrigou a Magrão espalmar para escanteio. E na cobrança do tiro de canto, o atacante teve mais uma grande chance ao cabecear da pequena área por cima do gol, com perigo.  

Vendo o Santa Cruz crescer na partida, o técnico Milton Cruz resolveu mudar. Acionou o atacante Juninho na vaga do apagadíssimo Hernane Brocador, com uma atuação para esquecer. Já Leston Júnior se viu obrigado a fazer duas alterações, talvez por conta do desgaste da viagem a Sinop, no Mato Grosso. Primeiro com Jô, que deu lugar a Cesinha, e depois com Elias Carioca, para a entrada de Luiz Felipe.
 
 

Aos 26 minutos, veio o lance capital do jogo. Após cobrança de falta de Marcos Martins, Allan Dias subiu no meio da zaga para cabecear com força. Magrão caiu para fazer a defesa, mas acabou espalmando para o próprio gol. Mais uma falha do camisa 1 do Sport que já vinha de um jogo bastante contestado diante do Tombense. 

O gol sofrido obrigou o Sport a ir para cima. Milton Cruz acionou Luan, que fez sua estreia com a camisa do time. Charles saiu. Porém, o gol sofrido não fez o Santa Cruz se recuar. Marcado forte, o time recuou um pouco, “deu” a bola para o Sport e ficou aguardando.
 
No último lance do jogo, polêmica. Os jogadores do Sport reclamaram de um pênalti. A bola teria batido na mão do meia Allan Dias. Porém, o árbitro Luiz Cláudio Sobral nada marcou. 
 
Paulo Paiva/DP


FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ 1
Anderson; Marcos Martins, João Victor, Danny Morais e Bruno Ré; Charles, Diego Lorenzi, Allan Dias e Jô (Cesinha); Elias Carioca (Luiz Felipe) e Guilherme Queiroz (Neto Costa). Técnico: Leston Júnior.

SPORT 0
Magrão; Norberto, Adryelson, Rafael Thyere e Sander; Ronaldo, Charles (Luan), Kaio; Ezequiel (Alisson Farias), Guilherme e Hernane (Juninho). Técnico: Milton Cruz.

Local: Estádio do Arruda
Árbitro: Luiz Sobral
Assistentes: Francisco Chaves e Bruno Vieira
Gols: Allan Dias (26/2ºT)
Cartão amarelo: Jô, Allan Dias (Santa Cruz), Charles, Ronaldo, Luan (Sport)
Cartão vermelho: Juninho (Sport)