Santa Cruz
None

COPA PERNAMBUCO

Copa Pernambuco 2019 será adiada e ampliada; Santa Cruz vê mudanças com bons olhos

Treinador do Sub-23 do Santa Cruz aprovou adiamento da copa estadual, por garantir maior tempo de montagem e preparo para o elenco coral

postado em 11/09/2019 17:11 / atualizado em 11/09/2019 17:46

<i>(Foto: Assessoria/Athletico PR)</i>
Com a eliminação prévia da Série C, o calendário do Santa Cruz foi reduzido apenas à Copa Pernambuco. A competição estadual seria iniciada no próximo domingo, dia 15, mas foi adiada e deve ser ampliada e ter mudanças no formato de disputa. O novo cenário foi confirmado pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho, que explicou os motivos das. alterações. Para o treinador dos Aspirantes do Santa Cruz, o adiamento é muito positivo.

"O que foi me passado, inicialmente, é que ia ser no dia 15, aí teve uma alteração para o dia 5 do mês que vem. Particularmente, para mim, eu gostei da alteração, porque eu tenho mais tempo para trabalhar o time. Não está com o elenco ainda fechado, então quanto mais tempo eu tiver de trabalho para chegar mais gente, melhor. Eu consigo dar mais entrosamento, mais carga física. Nesse sentido, a alteração foi bem vinda".

O adiamento da competição já havia sido antecipado pelo Superesportes, mas, agora, as informações sobre a Copa Pernambuco foram mais detalhadas pelo presidente da FPF, Evandro Carvalho.

"A gente adiou a Copa a pedido de clubes que estão jogando a Série A2, então a gente adiou porque todos querem jogar. (Vai ser adiada) também. É o que os clubes quiserem. A Federação faz o que os clubes quiserem. Eles vão na Federação para ter uma reunião (sobre as datas). Eles ficaram de ir na próxima semana".

Originalmente, a Copa Pernambuco teve início previsto para 15 de setembro, próximo domingo, mas o diretor de competições da Federação, Murilo Falcão, já havia confirmado que a primeira rodada não aconteceria nesta data. Evandro Carvalho, em outra oportunidade, também já tinha revelado a fluidez com que seria montada a tabela da Copa.

"É uma copa que os clubes deixaram que a Federação ajustasse ela no próprio curso, depende dos interesses dos clubes, depende de custo operacional dos clubes, de alguns detalhes que estão sendo resolvidos".

Com a provável ampliação no número de participantes da Copa Pernambuco, a Federação deve ser obrigada a rever o formato de disputa, algo que ainda não pode ser adiantado por não se ter a confirmação do novo número de participantes.

COMO SERIA O FORMATO ORIGINALMENTE

Voltando ao calendário do futebol pernambucano após sete anos, a copa estadual seria disputada por nove equipes: Santa Cruz e Náutico, da A1; Íbis e Vera Cruz, da A2; e Atlético, Barreiros, Ferroviário do Cabo, Pesqueira e Ypiranga. Os times se enfrentariam em turno único, classificando para as semifinais em ida e volta e a final e jogo único.