Superesportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Santos joga contra o Botafogo para encaminhar vaga na Copa Libertadores de 2020

Peixe praticamente já deu adeus às chances de título no Brasileiro

Estadão Conteúdo
Jorge Sampaoli ainda não sinalizou se permanece no clube paulista em 2020 - Foto: Ivan Storti/Santos FC
Praticamente sem pretensões de título, o Santos mira garantir logo sua vaga na Copa Libertadores de 2020. E o time paulista terá uma ótima chance de se aproximar ainda mais desse objetivo neste domingo, quando receberá o combalido Botafogo, na Vila Belmiro, às 19h, pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em terceiro lugar na tabela, a equipe da Baixada já soma 55 pontos na competição, a 13 do líder Flamengo, mas pode abrir a mesma distância neste fim de semana para o sétimo colocado Corinthians, que é a primeira equipe fora da zona de classificação para o torneio continental. A nove rodadas do fim da competição, os rivais paulistas têm 45 e pegam o próprio time carioca, neste domingo, no Maracanã.

O Santos venceu o Bahia por um suado 1 a 0 na última quinta-feira e com pouco tempo para se preparar para a partida deste domingo e ainda se vê envolto na incerteza sobre a permanência do técnico Jorge Sampaoli para a 2020. "Torço para que ele permaneça, é um grande treinador. Tem o grupo nas mãos e sabe o que faz", afirmou Lucas Veríssimo.

O zagueiro, por sinal, tem presença garantida diante do time de General Severiano. Por outro lado, Sampaoli segue na expectativa para poder contar com o volante Diego Pituca, que ainda se recupera de uma entorse no tornozelo esquerdo, mas treinou neste sábado. Assim, tem chances de reforçar a equipe neste domingo. Se não tiver condições, Jobson deve ser o titular.

Ausências certas serão as do volante titular Alison, suspenso, e de dois reservas: o lateral-direito Victor Ferraz, que se recupera de uma virose, e o atacante Derlis González, que pediu licença para ir ao Paraguai após a morte de um parente.

A derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, na última quinta-feira no Engenhão, complicou a caminhada do Botafogo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Mesmo assim, o time de Alberto Valentim não tem tempo para lamentar e já volta a campo no domingo para mais um duelo complicado, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Com a distância para a zona da degola em apenas três pontos, Alberto Valentim entende que o jogo em Santos será de grande importância para o Botafogo. "O time do Sampaoli tem muita qualidade, é uma equipe muito intensa, que marca forte e tem jogadores de velocidade. Precisamos fazer pontos em Santos para aumentar a distância para os times que cairiam", analisou o treinador.

Para essa partida, o técnico pode promover o retorno do polivalente Cícero ao meio de campo. Contra o Cruzeiro, ele deu lugar ao volante Gustavo Bochecha, que deve retornar ao banco de reservas.

O principal desfalque segue sendo o atacante Rodrigo Pimpão, que se recupera de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito. Ele só deve retornar ao Botafogo nas rodadas finais do Brasileirão..