São Paulo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em baixa, Inter recebe o São Paulo para se reafirmar na briga pelo título brasileiro

Time colorado é vice-líder, tem 53 pontos e está a três do Palmeiras, atual líder

postado em 14/10/2018 06:00 / atualizado em 14/10/2018 09:59

Ricardo Duarte
 Em baixa e enfraquecido pelas atuações recentes ruins, o Internacional quer se reafirmar na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Um passo importante para isso passa por um triunfo sobre o São Paulo, rival direto na corrida pela ponta, e adversário deste domingo, no Beira-Rio, às 16 horas, em duelo válido pela 29ª rodada.

O time colorado é vice-líder, tem 53 pontos e está a três do Palmeiras, atual líder. Antes na ponta, a equipe gaúcha vem oscilando nas últimas rodadas e acumula um revés para o Sport, de virada, no último jogo.

Com o desempenho caindo, o técnico Odair Hellmann garantiu que está aberto a novas possibilidades na equipe, seja de mudança de peças, esquema, ou postura de seus comandados.

"Acho que sempre uma equipe está aberta a situações novas. O que não acredito é você tirar e trocar tudo aquilo. O conceito é o mesmo, a ideia é a mesma independente do sistema. Mais importante para mim é a consolidação dos conceitos. Temos que estar abertos a essas possibilidades", avaliou.

Um dos que, se tiver condição física, não perde o lugar na equipe é o volante Rodrigo Dourado. Peça essencial no esquema e jogador de confiança de Odair Hellmann, o volante trata de dores no pé direito e ainda é dúvida para o duelo. O treinador colorado indicou que o capitão deve atuar e disse que ele é um "guerreiro".

Outro jogador fundamental para a tentativa de o Inter se reafirmar na briga pelo título e pressionar o Palmeiras é o centroavante Leandro Damião, que estará em campo no domingo, só não se sabe por quantos minutos. Ele está recuperado de uma lesão muscular na coxa direita e foi liberado pelo departamento médico para atuar mas, como está em progressão física e técnica, é provável que não atue os 90 minutos.

Se a dupla não jogar, o experiente D'Alessandro e o uruguaio Jonatan Álvez são as principais opções de Odair. Em contrapartida, Victor Cuesta, fora do último jogo, volta ao time titular após cumprir suspensão.

São Paulo

Há quatro jogos sem vencer e com o desempenho muito aquém do que foi mostrado no primeiro turno, o São Paulo busca se reerguer contra o Inter neste domingo.

O time paulista vem de três empates seguidos e uma derrota para o rival e atual líder Palmeiras no Morumbi, quebrando uma invencibilidade que durou 16 anos e a fez cair para a quarta posição, com 52 pontos. A equipe do técnico Diego Aguirre, que sofre com desfalques, especialmente o de Everton, peça fundamental no elenco, tenta retomar as boas atuações do primeiro turno. 

No primeiro estágio da competição, o São Paulo empatou sem gols com o Internacional, e alcançou a vice-liderança da tabela. Nos nove jogos seguintes, o time paulista obteve oito vitórias e sofreu apenas uma derrota, encaminhando a subida ao topo da classificação.

"Nessa altura do campeonato, no primeiro turno, ninguém acreditava no nosso time. Era uma sequência bem difícil e nós mostramos que somos um time experiente, maduro, que sabe lidar com a pressão", afirmou o lateral Reinaldo. "Tenho certeza de que esse novo momento de baixa passará e já contra o Internacional poderemos começar a arrancada, que será fundamental para as nossas pretensões no campeonato", emendou.

Desta vez, o ambiente que precede a partida com ares de decisão é bem diferente no São Paulo. Aguirre tenta trazer algo novo à equipe, que ficou previsível e passou, muitas vezes, a ser dominada pelos rivais, como aconteceu diante do Palmeiras. 

A principal mudança em campo do time deve estar no gol. Sidão, alvo de críticas da torcida, pode perder a vaga para Jean. Aguirre fechou os últimos treinos e alternou os dois goleiros nos trabalhos. Pela fase ruim de Sidão, Jean deve ganhar a disputa e ter uma chance na meta são-paulina. Ele foi o arqueiro no primeiro jogo de Aguirre no comando da equipe tricolor, mas depois perdeu espaço e viu Sidão ser titular absoluto, apesar das críticas constantes.

Contratado em dezembro do ano passado junto ao Bahia por cerca de R$ 10 milhões, Jean chegou até a se desentender com Sidão no final de março. Na ocasião, a diretoria interveio e colocou panos quentes. 

A outra alteração será o substituto de Everton, que sofreu um estiramento muscular e ficará fora de combate por ao menos três semanas. Aguirre testou váriAs opções e ainda não definiu quem jogará. Ele pode optar por avançar Reinaldo, como já fez outras vezes, dar uma chance para Everton Felipe, ou, então, caso queira um time mais protegido, escalar Liziero para formar um trio de volantes com Hudson e Jucilei. Tréllez ou Gonzalo Carneiro correm por fora. O zagueiro Arboleda também é desfalque, já que está com a seleção do Equador.

Tags: são paulo internacionalrs internacional saopaulosp seriea brasileiro