São Paulo
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

América recebe o São Paulo em busca de vaga histórica na Libertadores

Coelho se classificará para a competição continental se vencer o Tricolor nesta quinta-feira, às 21h30, no Independência

postado em 09/12/2021 05:00 / atualizado em 09/12/2021 09:08

(Foto: Mourão Panda / América)

O América jogará uma das partidas mais importantes de sua história nesta quinta-feira, às 21h30. Caso vença o São Paulo no Independência, em Belo Horizonte, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coelho garantirá pela primeira vez uma vaga na Copa Libertadores.

A equipe mineira está na oitava posição, com 50 pontos. Se terminar em sétimo ou seguir na colocação atual, o Coelho jogará as fases preliminares da Libertadores em 2022 na tentativa de chegar à fase de grupos.

A vaga pode pode ser conquistada até mesmo com empate ou derrota, desde que Atlético-GO, Ceará e Internacional tenham resultado igual ou pior no mesmo horário.

Para ir diretamente à fase de grupos do principal torneio continental, o time americano dependerá de uma combinação de resultados. Terá de vencer o São Paulo e torcer para que o Fluminense, sétimo colocado, com 51 pontos, não vença o duelo com a Chapecoense, e o RB Bragantino, sexto colocado, com 53, perca para o Internacional. Se ambos os resultados acontecerem, o América ainda precisa tirar a diferença de seis gols de saldo em relação aos paulistas.

Se não conseguir ir à Libertadores, o Coelho jogará a Copa Sul-Americana em 2022.

O São Paulo também sonha com uma vaga na Libertadores, mas tem uma situação mais complicada. Em 13º lugar, com 48 pontos, a equipe paulista precisa vencer o Coelho e torcer por tropeços de Internacional, Santos, Ceará e Atlético-GO para que isso ocorra. 

O tricolor garantiu a permanência na elite nacional após vencer o Juventude por 3 a 1 na segunda-feira, no Morumbi. Questionado se isso causaria um 'relaxamento' por parte do São Paulo, o lateral-esquerdo João Paulo, do América, afirmou que o jogo terá o mesmo nível de dificuldade.



"Eu acredito que não (é um facilitador). Quando se tem esperança de conquistar alguma coisa dentro do campeonato, algum objetivo, se torna um jogo bastante difícil. Creio que temos que estar concentrados, fazer mais daquilo que estamos fazendo mesmo. Estamos fazendo um returno espetacular, com grande chance de classificação para a Libertadores. Então, temos que estar focado no nosso jogo, naquilo que temos proposto durante o campeonato, para sair vencedor dentro de casa", afirmou o jogador, em entrevista coletiva realizada nessa terça-feira.

Expectativa de bom público


O presidente do América, Alencar da Silveira Junior, fez um apelo para que os torcedores compareçam no jogo decisivo. Em áudio enviado a jornalistas, o dirigente disse que é o momento de agradecer o elenco pela temporada, que já é histórica pela permanência na Série A.

"Estou fazendo um apelo para o torcedor ir ao estádio na quinta-feira. Nós precisamos de uma força ou pelo menos de uma gratidão da nossa torcida para os nossos jogadores e para nosso plantel todo. Precisamos da torcida nesta quinta-feira, no Independência. Acho que é hora de agradecer porque quem não agradece não merece o que recebeu. E nós recebemos um ano produtivo, o América mostrou a força", afirmou o presidente.

Para que o torcedor fique ainda mais animado a comparecer, o Coelho vai promover diversas ações, como forma de homenagear os americanos. O clube contratou um DJ e vai distribuir cerveja gratuitamente, com um número limitado por pessoa. 

Desfalques e escalações


O técnico Marquinhos Santos não terá dois titulares para a partida desta quinta-feira. O lateral-esquerdo Marlon e o volante Lucas Kal estão suspensos. Kal não poderia atuar de qualquer forma porque pertence ao Tricolor.

Os substitutos devem ser Alan Ruschel e Juninho Valoura, respectivamente. João Paulo e Zé Ricardo também podem ser acionados. Em contrapartida, o zagueiro Ricardo Silva e o meia Alê voltam de suspensão. 

Pelo lado do tricolor paulista, o zagueiro Arboleda, o meio-campista Liziero e o atacante Luciano estão suspensos. Ceni deve utilizar Léo na zaga e Gabriel Neves no meio. Vitor Bueno, Marquinhos e Benítez disputam a vaga no ataque. 

O São Paulo também não conta com o volante William, o meia Gabriel Sara e os atacantes Pablo e Galeano. Os três seguem lesionados. Quem está se recuperando de lesão e pode ser relacionado é o meio-campista Luan. Veja, abaixo, as prováveis escalações.

FICHA TÉCNICA

América

Matheus Cavichioli; Patric, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Alan Ruschel (João Paulo); Valoura (Zé Ricardo), Juninho Ale; Ademir, Zárate e Felipe Azevedo.

Técnico: Marquinhos Santos.

São Paulo 

Tiago Volpi; Igor Vinicius, Miranda, Léo e Reinaldo; Rodrigo Nestor, Igor Gomes, Gabriel Neves e Vitor Bueno (Marquinhos, Benítez); Rigoni e Calleri.

Técnico: Rogério Ceni.

Motivo: 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro;
Data e horário: quinta-feira, 9 de dezembro, às 21h30;
Local: Independência, Belo Horizonte;
Árbitro: Caio Max Vieira (RN);
Assistentes: Jean Marcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN);
VAR: Pablo Ramón Pinheiro (RN);
Transmissão: Premiere e TV Globo (MG).

Tags: destaque brasileirao interiormg futnacional saopaulosp seriea