São Paulo
None

SÃO PAULO

Como era o São Paulo na última vez que o time foi líder do Brasileirão

Lembre como era o elenco tricolor de 2015 e como estava a tabela do Campeonato Brasileiro na época

postado em 06/08/2018 12:55 / atualizado em 06/08/2018 13:46

AFP
A 17ª rodada do Brasileirão ainda não acabou — Atlético-MG x Internacional fazem o último jogo nesta segunda-feira, às 20h —, mas o líder do campeonato não mudará mais. O Grêmio venceu o Flamengo por 2 x 0, no último sábado, abriu o caminho para o São Paulo passar a frente e o tricolor não bobeou. Em casa, derrotou o Vasco pelo placar de 2 x 1 e voltou a liderança do Campeonato Brasileiro depois de três anos.


A última vez que o São Paulo esteve em primeiro na competição foi em 13 de junho de 2015. O time titular tinha como base o eterno ídolo, Rogério Ceni, Dória, Reinaldo (lateral do elenco atual), Rafael Tolói, Bruno, Michel Bastos, Souza, Ganso, Denílson, Hudson (também remanescente) e Luís Fabiano. Outros nomes de peso também compunham o elenco do treinador Milton Cruz naquela época, como Rodrigo Caio, o argentino Centurión, Maicon, Alan Kardec e Alexandre Pato.

Era a sétima rodada do campeonato e o São Paulo vinha de vitória contra a Chapecoense por 1 x 0, fora de casa, com gol de Souza. O G4 da rodada terminava com o tricolor na ponta, somando 16 pontos, seguido por Atlético-PR e Sport com 15 pontos, e o Corinthians em quarto com 13 pontos. Porém, o gostinho da liderança não durou muito. Na rodada seguinte, o time paulista empatou em 1 x 1 com o Avaí e o Sport venceu o Vasco por 2 x 1, e assumiu a ponta. O campeão de 2015 foi o Corinthians.

O G4 atual está composto por São Paulo, Flamengo, Grêmio e Internacional. Em 13 de junho de 2015, esses outros times estavam em situações diferentes na tabela. O rubro-negro estava batendo na porta da zona de rebaixamento, em 16º, somando apenas sete pontos — mesma pontuação do Santos, que era 17º. 

O tricolor gaúcho era o que estava mais acima, em sétimo, com 11 pontos. E o Inter ocupava a 14ª posição com nove pontos, mesma quantidade de pontos que Goías, Palmeiras e Chapecoense, clubes que estavam nas posições acima.

Próximo compromisso

O próximo compromisso do mais novo líder do Brasileirão é fora de casa, domingo (12/8), às 16h, contra o Sport (12º), que vem de empate dentro de casa contra a Chapecoense, 1 x 1. Como visitante, o tricolor tem nove jogos, quatro vitórias, três empates e duas derrotas, ou seja, 55% de aproveitamento. Agora, o time do técnico Diego Aguirre depende somente de si mesmo para continuar no lugar mais alto da tabela. 
 
*Estagiária sob a supervisão de Maria Eduarda Cardim (Especial para o Correio)