Superesportes

COPA LIBERTADORES

Em busca de 'milagre', São Paulo encara River Plate na Argentina; veja onde assistir

Jogo será exibido na SBT/TV Alterosa; tricolor paulista precisa de uma vitória em Buenos Aires para seguir na luta pela classificação às oitavas da competição

Estadão Conteúdo
São Paulo precisa de 'missão impossível' para manter sonho da classificação na Libertadores vivo - Foto: Rubens Chiri/São Paulo

O São Paulo tem na noite desta quarta-feira o principal desafio até agora nesta temporada. A equipe enfrenta o River Plate, na Argentina, sabendo que não pode perder para ainda sonhar com a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo será exibido na TV Alterosa, a partir das 21h, disponível para Belo Horizonte e interior de Minas Gerais (exceto Zona da Mata).



Mesmo se ganhar, o São Paulo não dependerá apenas de si na última rodada do Grupo D. Empate deixa a classificação praticamente impossível de ser alcançada, porque o time precisaria tirar 11 gols de saldo a favor do River - ou seja, teria de golear o Binacional na rodada final e torcer para o time argentino ser goleado em casa pela LDU.

É por causa deste cenário que o meia Daniel Alves admite que o São Paulo precisa jogar "no limite da perfeição" nesta noite, no Estádio Libertadores de América, casa do Independiente, em Avellaneda. O tradicional Monumental de Núñez, em Buenos Aires, não receberá o duelo porque está em reforma.

"Vai ser um jogão, são duas equipes que gostam de jogar, propõem jogo, e isso faz com que o espetáculo fique bom. Mas na nossa mente só passa um resultado e é para isso que viemos. Sabemos que temos que fazer um jogo perfeito para conseguir", afirmou Daniel Alves. "É preciso estar muito concentrado para conseguir a vitória, fazer um jogo no limite da perfeição, porque do outro lado você tem um adversário muito capacitado, com muitas armas. Acaba sendo um jogo de detalhe. Não é só jogar, fazer grandes lances, é preciso ter nível de competitividade muito alto porque do outro lado vai ter isso."



Enquanto o São Paulo vem há anos buscando uma reformulação, com diversas mudanças de técnicos e jejum de títulos desde 2012, o River Plate tem a base formada das temporadas passadas, quando foi campeão da Libertadores em 2018 e vice em 2019. O técnico Marcelo Gallardo comanda o time argentino desde o meio de 2014. Até por isso a equipe praticamente não sentiu os seis meses sem disputar partidas oficiais em razão da pandemia do novo coronavírus. Na retomada da Libertadores, empatou por 2 a 2 com o São Paulo no Morumbi e goleou o Binacional por 6 a 0 em Lima.

"Contra equipes experientes e rodadas, é muito complicado jogar pelo conjunto que já está lá há tempos. Torna-se um jogo mais difícil, mas temos os nossos argumentos. Apesar de a nossa equipe ser jovem, essa falta de experiência é recompensada pela disposição e pela vontade de querer ser. Sempre respeitando muito o adversário, os jogadores que estão lá do outro lado, é uma equipe histórica", analisou Daniel Alves.

Desfalque de Luciano e briga por titularidade no São Paulo

Para o duelo desta quarta, o técnico Fernando Diniz novamente não terá à disposição o atacante Luciano, artilheiro da equipe no Brasileirão, com cinco gols marcados. Ele cumprirá seu último jogo de suspensão por causa da confusão generalizada no clássico entre Grêmio e Internacional, no primeiro semestre, quando defendia o tricolor gaúcho. A vaga de Luciano deve ficar com Vitor Bueno, mas Paulinho Bóia ou Brenner pode pintar como novidade.



O restante do time não deve ter mudanças em relação à formação inicial da partida contra o Inter, no último sábado. Após o empate por 1 a 1 no Beira-Rio, o elenco são-paulino permaneceu em Porto Alegre e viajou na segunda para Buenos Aires. A ideia era ganhar tempo de recuperação física e de treinos em meio à maratona de jogos do Brasileirão e da Libertadores.

Um dos alvos dos protestos de torcedores que vêm sendo realizados neste segundo semestre, Fernando Diniz pode ver sua situação ficar praticamente insustentável caso o São Paulo seja eliminado na fase de grupos da Libertadores. Até agora, o treinador tem sido bancado pela diretoria, mas já admitiu que o time precisa mostrar poder de reação. Ele completou um ano no comando do São Paulo no sábado e sabe o que precisa fazer para evitar as cobranças. "Isso só vai terminar quando continuar jogando bem e ganhar os jogos."

River com força máxima 

Após ficar mais de seis meses sem disputar partidas oficiais em razão da pandemia do coronavírus, o River Plate, enfim, poderá contar com todos os jogadores à disposição do técnico Marcelo Gallardo. O lateral-esquerdo Casco, recuperado da COVID-19, deve voltar a ser titular na vaga que foi ocupada por Angileri nos dois confrontos que a equipe fez nesta retomada do futebol.



No banco de reservas, Gallardo terá como opção o centroavante Lucas Pratto. Ele havia sofrido uma lesão muscular na coxa direita dias antes da partida contra o São Paulo que terminou empatada por 2 a 2 no Morumbi. Pratto teve passagem pelo futebol brasileiro e atuou, inclusive, pelo São Paulo em 2017 antes de se transferir para o River no início de 2018. Também defendeu o Atlético em 2015 e 2017.

Pratto voltou a jogar na semana passada, quando o River goleou o Binacional por 6 a 0, e marcou os últimos dois gols da partida. O artilheiro do River na Libertadores é o meio-campista Nacho Fernández, com três gols.