Superesportes

SÉRIE A

São Paulo empata com Ceará no fim e aumenta jejum no Brasileirão

Tricolor evita derrota nos acréscimos, mas amplia série sem triunfos

Gazeta Press
Ceará, de Vini, deixou escapar vitória no Morumbi no fim, quando Luciano empatou aos 51min - Foto: Raul Baretta/Ceará
O São Paulo perdeu nesta quarta-feira mais uma chance de acabar com a incômoda sequência sem vitórias na atual temporada. Diante do Ceará, no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, Daniel Alves e companhia mandaram no jogo, mas esbarraram no goleiro Richard, que teve uma noite iluminada, e viram Tiago Volpi cometer uma falha bizarra, tendo de se conformar com o empate em 1 a 1. Léo Chú balançou as redes para os visitantes. Luciano igualou para os donos da casa.


Com o resultado, o São Paulo somou seu oitavo jogo consecutivo sem vitória na temporada. O time ainda não somou três pontos em 2021. O último triunfo tricolor aconteceu no dia 26 de dezembro do ano passado, contra o Fluminense, no Maracanã, por 2 a 1.

O empate com o Ceará também prejudica a vida do São Paulo na briga pelo título do Brasileirão. Após perder a liderança do torneio, o Tricolor ainda possui chances matemáticas de erguer o troféu, mas com tropeços atrás de tropeços, o foco deve estar em garantir ao menos uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores.

O JOGO

O São Paulo iniciou a partida com uma postura completamente diferente da apresentada nos últimos jogos. Logo aos três minutos, Reinaldo cruzou na área, e Luciano dominou, girou e bateu e cruzado, mas Richard fez grande defesa para salvar o Ceará. No minuto seguinte foi a vez de Daniel Alves arriscar da entrada da área, mandando no cantinho, mas o goleiro do Vozão estava ligado para evitar mais uma chance de gol dos donos da casa.


O bombardeio tricolor não cessou. Aos seis minutos, após boa trama ofensiva, Luan ajeitou para Igor Gomes dentro da área, e o meia bateu firme, mas Richard realmente estava em uma noite inspirada e fez mais uma intervenção. No minuto seguinte, Pablo soltou a bomba da entrada da área, e o goleiro do Ceará novamente apareceu muito bem para espalmar.

Precisando voltar a vencer, o São Paulo voltou a ameaçar aos 26 minutos. Pablo bateu forte dentro da área, mas Richard espalmou. Dois minutos depois, porém, não teve jeito. Igor Gomes mandou na área, Luciano cabeceou certeiro, mas o goleiro do Ceará fez a defesa à queima-roupa. No rebote, Tchê Tchê pegou de primeira, estufando as redes, mas o árbitro marcou impedimento do camisa 8.

Antes de as equipes irem para o intervalo, Igor Gomes ainda teve duas grandes oportunidades para, enfim, fazer valer a larga superioridade do São Paulo no primeiro tempo. Aos 40, o meia ficou com a sobra após a defesa cotar, dominou e bateu rápido, mas a bola explodiu na marcação. Pouco depois, o camisa 26 recebeu cruzamento rasteiro de Juanfran, Luciano ajeitou, mas ele acabou mandando para fora ao chutar mascado.


GOLS NO FIM
O São Paulo não desacelerou no segundo tempo. Aos dois minutos, Luan ficou com a sobra na entrada da área e soltou o pé, mas a bola desviou na defesa do Ceará. Depois, aos seis, foi a vez de Pablo aparecer no primeiro pau em cobrança de escanteio e cabecear cruzado, no cantinho, tirando tinta da trave.

O Ceará teve sua primeira grande chance de perigo somente aos 11 minutos, Saulo Mineiro recebeu passe em profundidade, saiu cara a cara com Tiago Volpi, mas o goleiro são-paulino fechou o ângulo. O Tricolor não deixou barato. Aos 17, Luciano tabelou com Pablo e invadiu a área, mas Fabinho chegou na hora "h" para fazer o corte de carrinho antes de o atacante bater para o gol.

Daí em diante pouca coisa aconteceu. Ambos os treinadores promoveram mudanças em suas equipes, mas chances de gol passaram a ser mais raras. Antes do apito final, Gonzalo Carneiro tentou de fora da área, mas mandou no centro do gol. Depois, foi a vez de Reinaldo bater seco, mas Richard realmente não estava para brincadeira.


Quando todos imaginavam que o jogo não renderia mais qualquer tipo de emoção, Tiago Volpi falhou de forma bizarra, sendo desarmado por Léo Chú dentro da área ao tentar driblá-lo e facilitando a vida do rival para abrir o placar aos 47 minutos. Mas, o São Paulo não se deu por vencido e aos 51 minutos conseguiu o empate com Luciano, que completou de cabeça, aproveitando a sobra, e evitando mais uma derrota tricolor em 2021.

SÃO PAULO 1 X 1 CEARÁ

SÃO PAULO
Tiago Volpi; Juanfran (Galeano), Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes (Toró); Luciano e Pablo (Carneiro)
Técnico: Marcos Vizolli

CEARÁ
Richard; Samuel Xavier (Eduardo), Tiago Pagnussat, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral e Vina; Lima (Léo Chú), Rick (Charles) e Cléber (Saulo Mineiro)
Técnico: Guto Ferreira

Local:
estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: quarta-feira, 10 de fevereiro
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
GOLS: Léo Chú, aos 47, e Luciano, aos 51min do 2ºT
Cartões amarelos:
Tiago Pagnussat, Samuel Xavier, Charles, Fernando Sobral (Ceará); Juanfran, Pablo, Igor Gomes (São Paulo)