Sport
None

SPORT

Sport goleia Petrolina, vai à semifinal do Pernambucano e mantém escrita de 83 anos

Sem dificuldade, Leão goleou os sertanejos por 4 a 0 e com isso já se garante entre os quatro melhores do Estadual, feito consecutivo desde 1936

postado em 24/03/2019 18:00 / atualizado em 24/03/2019 19:07

<i>(Foto: Paulo Paiva/DP Foto)</i>
A escrita de 83 está mantida. Fazendo valer a sua imensa superioridade técnica, o Sport goleou o Petrolina por 4 a 0 neste domingo, na Ilha do Retiro, se classificando para a semifinal do Campeonato Pernambucano, contra o Salgueiro. Desta forma, a última vez que o Leão ficou de fora das quatro primeiras posições do Estadual segue sendo no distante ano de 1936, quando acabou em quinto.

Por ter melhor campanha, os rubro-negros terão a vantagem de disputar a partida única da semifinal, novamente, na Ilha do Retiro. A partida contra o Carcará, no entanto, ainda não tem data definida. No entanto, o mais provável é que ocorra apenas no dia 3 de abril, já que o time sertanejo disputa no próximo fim de semana a última rodada da Copa do Nordeste.

O jogo

Buscando dar conjunto ao time do Sport, o técnico Guto Ferreira fez apenas uma mudança para a partida. E de forma forçada, com Sander, lesionado, dando vaga para Guilherme Lazaroni na lateral esquerda. No entanto, toda a superioridade técnica dos donos da casa sobre o Petrolina demorou a entrar em campo.

Com uma postura surpreendente, o time sertanejo não se limitou a defender e procurou atacar o Sport. Com direito a ter uma sequência de escanteios a seu favor e, em um deles, mandar uma bola na trave em cabeçada do meia Magno.

Já o rubro-negro, apesar de maior posse de bola, pecava na criação ofensiva. Logo aos sete minutos, o time perdeu o atacante Guilherme, novamente atuando como meia, após um choque com o zagueiro Rogério. Após ficar desacordado por um tempo, o jogador deu lugar a Leandrinho. Uma tomografia foi realizada e não encontrou nenhuma lesão.

Porém, o maior problema do Leão era coletivo, com erros e a demora na troca de passes. Além da pouca participação dos laterais. Na primeira boa jogada pelos lados, já aos 35 minutos, saiu o gol. Após boa jogada, Norberto cruzou na área, Ezequiel ajeitou para o meio e Luan, livre, estufou as redes, de voleio.

Com a vantagem, a partida entrou dentro do script esperado. Com o Petrolina se defendendo dentro das suas limitações e o Sport impondo a sua maior qualidade. Assim, o segundo gol saiu naturalmente, com Hernane cobrando pênalti, sofrido por ele mesmo, aos 41. Foi o sétimo gol do artilheiro do Estadual.

Segundo tempo  

Satisfeito com o cenário da partida, Guto Ferreira não fez nenhuma modificação no Sport para o início da etapa final. No Petrolina, o técnico Neco sacou o volante Pimpim e o atacante Raniel para as entradas de Wando e Reis, tornando a equipe mais ofensiva. Por outro lado, dando mais espaço na marcação para os leoninos.

Com direito a Norberto encontrar espaço na entrada da área e mandar uma bomba para boa defesa do goleiro Pezão, logo aos cinco minutos. Mas o terceiro gol era apenas questão de tempo. E não demorou a sair. Após boa jogada pelo lado esquerdo, Leandrinho chutou rasteiro, tirando do alcance de Pezão para sacramentar a classificação do Sport, aos 12.
 
Com a vaga garantida, as atenções nos minutos finais ficaram por conta da estreia do meia Sammir, que foi acionado aos 29 minutos. O jogador, que defendeu a Croácia na Copa de 2014, não atuava desde maio de 2017. O camisa 10 fez algumas boas jogadas, mas ainda sentiu a falta de ritmo de jogo.

Assim, que assumiu o papel de “garçom” foi Hernane que deu um belo lançamento para Ezequiel, que transformou a vitória em goleada aos 36 minutos. Leão, com sobras, nas semifinais.

Ficha do jogo


Sport 4
Mailson; Norberto (Juninho), Adryelson, Rafael Thyere e Guilherme Lazaroni; Ronaldo, Charles e Guilherme (Leandrinho); Ezequiel, Hernane e Luan (Sammir). Técnico: Guto Ferreira.

Petrolina 0
Pezão; Fieta, Rogério, Lucão e Genílson; Cleidson Pink, Jefferson Pimpim (Wando), Marcelo e Magno; Raniel (Reis) e Genildo (Ytalo Hugo). Técnico: Neco.

Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Péricles Bassols
Assistentes: Francisco Chaves e Ricardo Nunes
Gols: Luan, aos 35 min e Hernane, aos 42 min do 1º; Leandrinho, aos 12 min, e Ezequiel, aos 36 min do 2º
Cartões amarelos: Fieta, Rogério (P), Leandrinho, Ronaldo (S) 
Público: 13.003
Renda: R$ 174.430