Superesportes

SÉRIE A

Sport vence o Figueirense por 2 a 0 e garante permanência na Primeira Divisão

Sport contou com o apoio de sua torcida para bater o Figueirense por 2 a 0

Gazeta Press

Jogando em casa, o Sport venceu por 2 a 0 e deu adeus ao fantasma do rebaixamento - Foto: Williams Aguiar/Sport Recife

O torcedor do Sport finalmente pode respirar aliviado em 2016Neste domingo, o Leão venceu o Figueirense por 2 a 0 na Ilha do Retiro, contou com o tropeço do Internacional contra o Fluminense no RIo de Janeiro e garantiu a permanência na elite do Campeonato Brasileiro da próxima temporada.

Pressio nando desde o início, o Rubro-Negro marcou com Rogério no começo do segundo tempo e concluiu a vitória com Diego Souza aos 43O gol foi muito importante para o meio-campista, que igualou-se a Fred e William Pottker entre os artilheiros do Brasileirão com 14 tentos.

Os 2 a 0 fazem o Sport terminar o campeonato na 14ª colocação, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, com 47 pontosO Figueira, já rebaixado, termina Brasileirão em 18º, com 37 pontos, e joga a Série B na próxima temporada.

O jogo – Precisando de uma simples vitória para se livrar do rebaixamento, o Sport começou o jogo pressionando e trocando muitos passes contra um Figueirense recuado e sem grandes pretensõesAos nove minutos, a primeira chance: Rogerio cruzou e Ruiz cabeceou para fora na pequena área.

Apesar do apoio da torcida e de atuar contra um adversário já rebaixado, o Sport se mostrava muito nervoso em campo e não conseguia criar boas chancesRogério era o melhor em campo e tentava fazer algo diferente com a sua velocidade e presença de áreaAos 24, o atacante recebeu cruzamento de Diego Souza e cabeceou perigosamente para defesa do goleiro Júnior Oliveira.

O torcedor rubro-negro ficou aliviado ao ouvir sobre um pênalti para o Fluminense no confronto contra o Vitória, mas a preocupação tomou conta da Ilha do Retiro quando chegou a notícia de que Danilo Fernandes defendeu a cobrança de Richarlison.

O alívio chegou de vez apenas no segundo tempoA injeção de ânimo do técnico Daniel Paulista no vestiário fez efeito e, logo no primeiro minuto, Rogério fez bela jogada individual na intermediária e fuzilou o gol do Figueirense, marcando um golaço para colocar o Sport na frente.

A pressão rubro-negra continuouAos seis, Everton Felipe recebeu de Ruiz e bateu cruzado raspando a trave de JúniorNo minuto seguinte, o goleiro do Figueira fez bela defesa em chute de Diego Souza, evitando o segundo gol.

O gol do Fluminense contra o Inter no Rio de Janeiro levou a Ilha do Retiro a um novo momento de vibraçãoAgora, restava ao Leão segurar a vantagem e a ansiedade para garantir a presença na elite do Brasileirão em 2017.

O ritmo do jogo diminuiu, e o Figueirense aproveitou para dar as caras
Aos 28, Marquinhos Pedroso lançou, Ronaldo Alves falhou e a bola sobrou para Marcus Índio, que bateu para defesa de MagrãoFoi a primeira boa chance do time catarinense no jogo.

O Sport passou a administrar a vantagem e ficou tranquilo de vez quando o duelo entre Flu e Inter terminou em 1 a 1 no RioMais solto, o time rubro-negro marcou seu segundo gol aos 43 minutosDiego Souza, que precisava balançar a rede para chegar aos 14 no campeonato e ficar entre os artilheiros, recebeu na área, limpou a marcação e bateu, com a bola desviando na zaga antes de entrarO camisa 87 comemorou muito e foi ovacionado pela torcidaEle termina o Brasileirão como artilheiro ao lado de Fred, do Atlético-MG, e William Pottker, da Ponte Preta.

 

SPORT 2 X 0 FIGUEIRENSE

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE) Data: 9 de dezembro de 2016, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Dibert Pedrosa (RJ)
Público: 25.271 pagantes
Renda: R$ 96.840,00
Cartões Amarelos: Durval, Rogério, Everton Felipe, Ronaldo e Diego Souza (Sport); Dudu e Jackson Caucaia (Figueirense)

GOLS:
SPORT: Rogério, a um minuto, e Duego Souza, aos 43 minutos do segundo tempo

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Renê; Rithely, Ronaldo, Everton Felipe, Diego Souza e Rogério (Apodi); Ruiz (Vinicius Araújo)
Técnico: Daniel Paulista

FIGUEIRENSE: Júnior Oliveira; Bruno Alves, Marquinhos e Henrique Trevisan (Índio); Dudu, Elicarlos, Jackson Caucaia (Renato), Ferrugem, Bady e Marquinhos Pedroso; Matheusinho (João Pedro)
Técnico: Marquinhos Santos