Superesportes

VASCO

Vasco estuda a contratação de Antônio Lopes para Gerente de Futebol

Principal missão de Antônio Lopes na gerência seria proteger elenco

Gazeta Press
Cotado para gerência de futebol do Vasco, Antônio Lopes fez seu último trabalho como técnico em 2011, no Atlético-PR - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O Vasco perdeu os quatro últimos jogos no Campeonato Brasileiro (Vitória, América, Santos e Atlético-PR) e aparece com 24 pontos na 16ª colocação. A pontuação é a mesma de Sport e Chapecoense, que aparecem na zona de rebaixamento por levarem desvantagem nos critérios de desempate. O clima é dos piores pelos lados de São Januário, com a torcida, revoltada, pichando os muros da sede. A oposição acusa o presidente Alexandre Campelo pela má administração e entende que ele é responsável direto pelos maus resultados dentro das quatro linhas. Neste cenário, a preocupação do mandatário é blindar o elenco.

Dessa forma, Campello estuda a possibilidade de contratar o ex-técnico Antônio Lopes para trabalhar no departamento de futebol do clube. Ele teria uma função de gerência e sua principal missão seria justamente proteger o elenco.

Lopes, que também chegaria para estreitar o relacionamento entre o técnico Alberto Valentim e a diretoria, é amigo de longa data de Alexandre Campello, exerceu função de diretoria recentemente no Botafogo, onde deixou um bom trabalho, e é visto como um nome capaz de unir o clube. O Delegado, por exemplo, sempre contou com a confiança de ex-presidentes como Antônio Soares Calçada e Eurico Miranda, este último visto como principal liderança de oposição apesar de estar lutando contra graves problemas de saúde.

A história de Antônio Lopes no Vasco é uma das mais vitoriosas como treinador. Ele liderou o histórico time do fim da década de 90 e começo dos anos 2000 que conquistou, dentre outros títulos, o Campeonato Brasileiro de 1997, a Copa Libertadores de 1998, o Torneio Rio-São Paulo de 1999 e o Campeonato Carioca de 1998 sem a necessidade de final, ganhando os dois turnos do Estadual.

Antônio Lopes ainda não foi procurado de forma oficial pela diretoria, mas recebeu sondagens e se colocou à disposição.
O assunto pode evoluir nos próximos dias.

Dentro de campo o elenco retornou aos trabalhos nesta terça-feira, após a segunda-feira de folga. Alberto Valentim começa a pensar agora no clássico contra o Flamengo no próximo sábado, às 19h(de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela 25ª rodada do Brasileirão. Uma derrota pode colocar o Cruz-Maltino na zona de rebaixamento. Para agravar a crise, o treinador perdeu para este duelo o volante argentino Leandro Desábato, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota de 1 a 0 para o Vitória e terá que cumprir suspensão, assim como o lateral-direito Yago Pikachu, que vem jogando como volante e foi expulso no mesmo duelo. Nesta quarta-feira os jogadores vão treinar na parte da tarde, mais uma vez com um forte esquema de segurança..