Superesportes

VASCO

Presidente do Vasco vê reinício em maio como limite para cumprir calendário

Campello diz que assunto será tratado em reunião na CBF

Gazeta Press
Alexandre Campello diz que reunião no dia 7 vai discutir calendário - Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
O presidente do Vasco, Alexandre Campello, vê o reinício do futebol em maio como limite para cumprir o calendário. Líder da comissão que representa o clube junto à CBF, ele se reunirá com a entidade no próximo dia sete e este assunto deverá estar na pauta, assim como a situação financeira dos clubes. Além da paralisação das competições e das receitas com bilheteria, o adiantamento das cotas de TV do Brasileirão também foi suspenso.



Na avaliação do mandatário cruzmaltino, o limite da paralisação é o início da segunda quinzena de maio. Se a paralisação se prolongar, não haverá tempo para que o calendário de competições seja cumprido.

“Existe uma preocupação grande em se conseguir cumprir todo o calendário do futebol. Há um entendimento que se a paralisação for até o início da segunda quinzena de maio, a gente consegue cumprir o calendário. Se ela avançar por maio e comprometer o início de junho, é possível que a gente não consiga cumprir o calendário da maneira como ele foi planejado”, alertou Campello em entrevista à Rádio Tupi.

Os clubes da Série A, de comum acordo, colocaram seus jogadores de férias coletivas a partis desta quarta-feira. A previsão inicial para a reapresentação é o dia 21 de abril.

“É possível que haja a necessidade de uma adequação nos campeonatos. É isso que a gente vai, deverá discutir nessa reunião”, afirmou. Campello defende a ideia de priorizar o Campeonato Brasileiro em detrimento dos Estaduais.



A apreensão do dirigente com a situação do futebol aumentou com a decisão da Rede Globo de suspender o pagamento dos adiantamentos das cotas de TV do Brasileirão. A emissora justificou a medida por conta da indefinição quanto ao calendário e forma de disputa. Cada um dos 20 clubes da Série A deveria receber cerca de 22 milhões de Reais em duas parcelas, uma em março e outra em abril. Este valor corresponde à parte dos direitos de transmissão que são divididos igualmente entre os clubes.

Dívida com Abel Braga


O Vasco conseguiu esta semana zerar suas pendências com salários de atletas e funcionários referentes à 2019. Isso não inclui, porém, os direitos de imagem.

As dívidas de 2020, por outro lado continuam em aberto. O técnico Abel Braga, que pediu demissão há duas semanas, deixou o clube sem receber um salário sequer. Em entrevista à Fox Sports, Alexandre Campello explicou a situação da pendência com o treinador.



“O Abel de fato não recebeu ainda nada e não poderia receber, até porque ainda não pagamos os salários de janeiro e fevereiro de todos os funcionários e atletas. Então não poderia o Abel receber na frente dos outros”, justificou.

“Oportunamente, quando for pagar os salários de janeiro e fevereiro, ele vai receber, isso foi acordado com ele. Entendo que ele não tenha essa preocupação, quanto a isso a conversa foi muito tranquila”, completou.

Para o lugar de Abel Braga, o Vasco efetivou o auxiliar permanente Ramon Menezes. O ex-jogador e ídolo do clube vai iniciar o trabalho no campo somente quando o elenco se reapresentar. Ele contará com o apoio de Antônio Lopes como Coordenador Técnico.